Sabia que yoga faz bem para crianças? Conheça os benefícios

Sabia que yoga faz bem para crianças? Conheça os benefícios

Você sabia que a yoga pode trazer grandes vantagens para as crianças, como maior concentração e força muscular?

Fortalecimento muscular, melhora na postura, flexibilidade, estabilidade emocional... Todos esses benefícios da yoga são conhecidos mesmo por quem não é especialista no assunto. Mas poucos sabem que, assim como os adultos, as crianças também podem realizar as "ássanas" (posturas) e "pranayamas" (exercícios respiratórios) e tirar grande proveito da prática. 

Yoga faz bem para crianças? 

O desenvolvimento infantil pode ser estimulado a partir dos ensinamentos da yoga, prática nascida há cinco mil anos na Índia. Os exercícios de respiração e relaxamento ajudam a combater grandes dificuldades para crianças em idade escolar, como a falta de concentração, ansiedade e a dificuldade na aprendizagem. Já os exercícios posturais podem garantir membros mais alongados e ajudar a prevenir problemas de coluna futuros.  

Leia também
Menino falava todos os dias sobre desconhecida e mãe entra em pânico quando descobre de quem se trata

Que outros benefícios a yoga pode trazer para os pequenos?

Além de acalmar os mais agitadinhos, yoga pode ajudar as crianças no processo de desenvolvimento da consciência corporal. “Os gestos e posturas trabalham a psicomotricidade, a coordenação motora e a lateralidade”, afirma a pedagoga, professora de ioga e terapeuta corporal Vania Lucia Slavero.  Segundo estudos da Universidade de Oslo, a prática ainda fortalece o sistema imunológico e problemas respiratórios, como a asma, também podem ter seus sintomas reduzidos.Os princípios éticos da yoga (não-agressão, verdade, honestidade, desapego e controle dos sentidos) são ainda fundamentais para o equilíbrio das emoções das crianças, o que diminui as dificuldades de relacionamento delas - e, claro, também a bagunça.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações