Tubarão pré-histórico é capturado acidentalmente e intriga biólogos
Tubarão pré-histórico é capturado acidentalmente e intriga biólogos
Leia mais

Tubarão pré-histórico é capturado acidentalmente e intriga biólogos

No Algarve, sul de Portugal, um animal bastante estranho foi capturado acidentalmente no mar. Os biólogos garantem: trata-se de um tubarão pré-histórico!

Quando os biólogos marinhos se depararam com ele na rede de pesca, viram de cara que não se tratava de um animal comum. Em pouco tempo, constataram que estavam diante do Chlamydoselachus anguineus, chamado popularmente de tubarão-enguia, uma espécie pré-histórica pouco conhecida.

Embora seja considerado um "fóssil vivo", o tubarão-enguia é uma espécie que se encontra bem distribuída geograficamente. Está presente de Angola ao Chile, da Guiana à Nova Zelândia, da Espanha ao Japão. Mas pouco se sabe sobre os seus hábitos e o tamanho de sua população. Eles costumam viver a muitos metros de profundidade, o que torna difícil encontrá-los e monitorá-los. 

"Alguns acreditam que essa espécie remonta ao período Jurássico tardio. Pode ser um pouco mais recente, mas, de qualquer jeito, estamos falando de dezenas de milhares de anos. Por isso, é muito antigo em termos evolutivos. Está na Terra certamente antes do homem", disse Margarida Castro, professora e pesquisadora do Centro de Ciências Marinhas da Universidade de Algarve. 

Escrito por Gouvea Aline
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações