Estudo: reclamar no trabalho é bom para sua saúde

Estudo: reclamar no trabalho é bom para sua saúde

Segundo a pesquisa da professora Vanessa Pouthier, da Universidade de Melbourne, reclamar no trabalho é ótimo para sua saúde! É bom e você fica em boa forma.

A organização, seus gerentes, a comida, amenidades... Você reclama disso o tempo todo no trabalho? Fique tranquilo, isso é sinônimo de boa saúde! Segundo a pesquisa da professora Vanessa Pouthier da Universidade de Melbourne, é recomendável queixar-se no trabalho. Ela trabalhou com enfermeiros e médicos e descobriu que criticar seu ambiente de trabalho com os colegas tem um impacto positivo no local de trabalho e no bem-estar.

Reclamar juntos, cria relações

"Os rituais de queixas ajudam os médicos e enfermeiros a perceberem que sentem a mesma coisa nas mesmas situações", diz ela. Nós explicamos: quando você reclama no trabalho, você dá uma pausa e coloca palavras em suas emoções e melhor, você se libera de todos os maus pensamentos, todas as frustrações que te habitam. Mas atenção, se for reclamar, um minuto é o suficiente para isso. Outra regra importante: criticar com os colegas, mas não os colegas (se for muito chato pode), mas cuidado, se uma pessoa se isolada, ela ficará infeliz e não é isso que nós queremos. Expressar todo o seu ódio em um grupo ajuda a fortalecer os laços entre os colegas e tudo isso é benéfico: quanto melhor a atmosfera, melhor é a produtividade.

• André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações