Tourada: espetáculos tradicionais estão perdendo cada vez mais popularidade na Espanha

Tourada: espetáculos tradicionais estão perdendo cada vez mais popularidade na Espanha

Segundo um relatório recente publicado pelo Ministério da Cultura espanhol, eventos e outros espetáculos relacionados às touradas já não têm lugar na Península Ibérica. Sinal de que mentalidades evoluem?

A Espanha estaria começando a se afastar das touradas?

Desencanto

Muitos sinais parecem anunciá-lo, o que é a alegria de muitas associações que defendem os direitos dos animais.

De acordo com estatísticas recentes publicadas em dezembro pelo Ministério da Cultura espanhol, eventos relacionados às touradas tiveram uma queda significativa de público.

Bem-estar animal

De acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério como parte de seu registro estatístico anual, o número de apresentações relacionadas a touradas caiu 16% nos últimos quatro anos. E no espaço de 10 anos, a venda de ingressos teve uma queda de 20%.

Em 2013, o mesmo ministério havia registrado um total de 428 touradas em todo o país, Em comparação, em 2017 esse número foi de 387 eventos. E outros eventos parecidos de touradas já mostram a mesma desaceleração.

Consciência do sofrimento

Como explicar esse fenômeno? Primeiro, o aumento nos custos de produção e segurança que tornam a organização desses shows mais complexa.

Durante os anos de 2006 e 2007, 4,55 milhões de pessoas participaram de algum show de touradas, contra 3,62 milhões em 2014 e 2015.

No último período eleitoral da Andaluzia, o assunto chegou a ocupar um lugar de destaque nos debates. O líder do movimento Podemos, Pablo Iglesias, sugeriu a organização de um referendo sobre a manutenção das touradas na região espanhola.

• Bruna Moura
Leia mais