Como os drones podem ajudar a proteger as tartarugas-de-couro?
Como os drones podem ajudar a proteger as tartarugas-de-couro?
Leia mais

Como os drones podem ajudar a proteger as tartarugas-de-couro?

Há alguns dias, no Best Friends, falávamos dos drones usados para rastrear os caçadores da noite. Hoje, os drones estão de volta, mas para observar outra coisa... Tartarugas-de-couro! Ao seguir esses répteis lá do céu, os cientistas esperam melhorar a proteção desses animais em perigo de extinção...

Quarto maior réptil a evoluir em nosso belo planeta azul e podendo pesar até 450kg, a tartaruga-de-couro faz parte das maravilhas dos oceanos do planeta. Uma maravilha que, infelizmente, decresce de forma irrefutável com o passar das décadas, apesar das inúmeras ações de proteção e conservação.

Entre os motivos estão a queda acidental em redes de pesca, a pesca ilegal por conta de sua carapaça (que serve como objeto de decoração) e a colheita de seus ovos, considerados afrodisíacos em alguns países, como no México.

Ora, os drones podem ajudar a mudar o panorama das pesquisas realizadas sobre a tartaruga-de-couro e sua proteção em escala mundial. Na verdade, essas ferramentas ajudam a seguir esses grandes répteis a uma longa distância, a cobrir amplas áreas e encontrá-los em regiões bem isoladas do planeta. Essa pesquisa sobre drones e tartarugas-de-couro, realizada pela Universidade de Exeter, explica ainda que as imagens capturadas pelos drones poderão ser usadas para fazer filmes e outros documentários para ajudar a população mundial a se sensibilizar com esse animal magnífico.

Dr. Alan Rees, que trabalha no Centro de Ecologia e Conservação no campus de Penryn, na Cornualha, ligado à Universidade de Exeter, explica:

"Os drones são cada vez mais usados para coletar dados bem mais precisos em regiões geográficas bem mais amplas do que antigamente. Os sistemas de satélite e os drones estão transformando a proteção das tartarugas, na medida em que não custam tão caro e oferecem imagens realmente precisas. Nós aprendemos muito sobre seus comportamentos e seus deslocamentos nos oceanos e os drones nos dão, além disso, novas pistas para combater a pesca ilegal."

É claro, os drones não poderão substituir o trabalho em terra e as investigações realizadas pelos cientistas. Ainda assim, essa ferramenta pode trazer uma ajuda crucial mais que necessária atualmente.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações