Sono perfeito: 9 dicas para dormir mais e melhor
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Sono perfeito: 9 dicas para dormir mais e melhor

Ter o sono em dia é fundamental para uma vida saudável. A gente te explica o que fazer para dormir bem.

Não há nada mais aflitivo do que uma noite mal dormida - e essa é a realidade de muita gente. Segundo a Associação Brasileira do Sono, 36,5% dos brasileiros apresentam dificuldade para dormir. Mas OhMyMag dá aqui algumas dicas para quem quer se livrar do problema.

Hello darkness my old friend

Nosso corpo é programado para dormir na ausência de luz, já que ela inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono. Então, o quarto deve estar na maior escuridão possível - não hesite em usar máscaras de dormir se for preciso. Evite qualquer tipo de luz, mesmo de relógios digitais ou celulares, e capriche nas cortinas e blackouts para dar o efeito breu total.

Silêncio é preciso

Faça do quarto uma ilha de silêncio e tranquilidade. Evite televisão e coisas que possam perturbar o descanso. Tampões de ouvido e máquinas de ruído branco, que reproduzem sons parecidos com o da chuva, podem ajudar.

Tudo no seu tempo

A quantidade de horas de sono varia de pessoa pra pessoa, conforme a genética. Mas, segundo especialistas, uma noite tranquila significa uma média de sete a nove horas. Para saber exatamente o quanto você precisa dormir para acordar bem disposta, vá para a cama exatamente sete horas e meia antes da hora que planeja acordar. Acrescente ou reduza alguns minutinhos até poder acordar sozinha, no mesmo horário, todos os dias, mesmo sem despertador.

Fique quentinha 

A temperatura de 18 a 20 graus é a ideal para ficar confortável na cama. Tomar um banho quente também ajuda a relaxar, já que ele mexe com a temperatura corporal - quando ela aumenta um ou dois graus repentinamente, o corpo entende que é hora de descansar as pestanas. A máxima vale ainda para dormir de meias: pés quentinhos dilatam os vasos sanguíneos e fazem o cérebro entender que precisa "desligar".

Sem telefone na cama

Celular na cama pode ser uma verdadeira tragédia para o sono. Isso porque a luz azul emitida por eles (e também por computadores) envia um sinal pro cérebro de que ele deve parar de produzir a famosa melatonina. Além disso, o excesso de distração com redes sociais e mensagens prolonga a noite, o que acarreta menos tempo de sono e um possível humor mais ácido pela manhã.

Cheirinho bom

Especialistas garantem que borrifar o travesseiro com essência de lavanda pode fazer você dormir mais rápido. A planta é um sedativo natural muito associado à boa qualidade do sono. O mesmo vale para óleos essenciais de ylang-ylang. A flor originária da Indonésia é muito usada na aromaterapia.

Alimente-se bem

Evitar os excessos antes de dormir é fundamental para que a má digestão não estrague tudo. Estudos apontam ainda que ingerir alimentos ricos em magnésio e proteína magra pode contribuir para uma noite mais tranquila. Frango ou salmão grelhados, omelete, grãos, espinafre e soja são alguns dos itens que não podem faltar no cardápio.

Chá? Sim! Café? Não!

Um chazinho calmante, como camomila e erva-cidreira, pode fazer milagres para o descanso noturno, mas fuja do café se não quiser ter problemas para dormir. Ele contém cafeína, que estimula a atividade cerebral e pode gerar efeitos no corpo por até seis horas.

Sua cama, seu mundo

Muita gente usa o quarto para ver filmes, séries e até trabalhar, mas ela deve ser, antes de qualquer coisa, um espaço para o relaxamento. Do contrário, o cérebro pode deixar de associar o quarto como um lugar de descanso e dificultar a chegada do sono. Ou seja, cama é só para dormir ou para aquele momento de intimidade com o mozão.

Escrito por Agostinho De Freitas
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