Se você dorme menos de 6 horas por noite, você corre o risco de ter um sério problema de saúde
Se você dorme menos de 6 horas por noite, você corre o risco de ter um sério problema de saúde
Leia mais

Se você dorme menos de 6 horas por noite, você corre o risco de ter um sério problema de saúde

Todos sabemos os efeitos negativos de uma noite curta de sono em nossa saúde. Recentemente, pesquisadores descobriram uma ligação desconhecida entre a falta de sono e a desidratação.

É um consenso: uma boa noite de sono é importante para a sua saúde. Mesmo que o número de horas necessárias para um sono reparador ainda seja sendo debatido, os cientistas concordam que, abaixo de um certo limite, pode haver efeitos prejudiciais à saúde. Recentemente, uma equipe revelou uma nova descoberta incrível na revista Sleep: pessoas que dormem poucas horas todas as noites podem sofrer de desidratação.

Menos sono, menos água

Os pesquisadores descobriram um risco de desidratação de 16 a 59% maior em pacientes que dormiam apenas 6 horas, e suas amostras revelaram uma urina mais concentrada. Segundo eles, a sensação de cansaço após dormir pode ser devido à desidratação, bem como à falta de sono. Tomar um grande copo de água ao acordar pode fazer muita diferença.

Para entender melhor os mecanismos responsáveis ​​por essa desidratação, os pesquisadores analisaram como o sistema endócrino mantém nosso corpo hidratado em tempos normais. Eles se interessaram particularmente pelo hormônio chamado vasopressina (ou hormônio antidiurético), liberado pelo corpo dia e noite para regular os níveis de fluidos no corpo.

"A vasopressina é liberada mais rapidamente e muito mais tarde durante o ciclo do sono", diz o co-autor Asher Rosinger. "Portanto, se você acordar mais cedo, pode perder o período durante a qual o hormônio é liberado em maior quantidade, causando um desequilíbrio na hidratação do corpo." A vasopressina, portanto, desempenha um papel crucial nesse processo e é até capaz de extrair água da nossa urina para reidratar o corpo.

Para acordar melhor, beba água

O estudo também enfocou em dados coletados de 25.000 adultos nos Estados Unidos e na China, fornecendo um registro valioso de seus padrões de sono, bem como numerosas amostras de urina para explorar a presença de biomarcadores ligados à hidratação. Seus resultados mostram um elo biológico entre a falta de sono e a desidratação, mas tenha cuidado, isso não significa necessariamente que um cause o outro.

De fato, a desidratação pode ser a causa da privação do sono, seus efeitos podem ser mútuos ou outros fatores desconhecidos podem entrar em jogo. De qualquer forma, os impactos da desidratação freqüente em nossos corpos são bem conhecidos: pode afetar o humor, o raciocínio, a função renal e o desempenho físico. Um grande copo de água de vez em quando não vai machucar ninguém.

Escrito por André Lourenço
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações