Ser solteiro pode fazer bem à saúde, afirmam pesquisadores
Ser solteiro pode fazer bem à saúde, afirmam pesquisadores
Leia mais

Ser solteiro pode fazer bem à saúde, afirmam pesquisadores

Entre muitas vantagens de ser solteiro, estão um maior cuidado com o corpo e mais contato com os amigos.

Os dados (científicos) não mentem jamais: ser solteiro é excelente para a sua saúde. Pelo menos, é isso que garantem diversas pesquisas que afirmam que a ausência de um relacionamento pode trazer benefícios para os descompromissados.

Cada vez mais, soa falso o mito de que o amor faz bem não só para a alma, mas também para o corpo, e que pessoas casadas são mais saudáveis que as solteiras. Apesar do senso comum afirmar que os "encoleirados" são menos suscetíveis à doenças, ser solteiro não é um indício de que sua saúde pode estar em piores condições - pelo menos, a saúde física. Segundo um estudo da Universidade de Amsterdã, as principais vantagens de quem está em um relacionamento estão ligados à saúde mental, no conforto e bem-estar proporcionados pela vida a dois - e só.

O pesquisador Matthijs Kalmijn investigou por 16 anos se havia diferenças nos níveis de saúde entre casados e solteiros. Sua conclusão é de que não havia melhoras ao longo da vida para quem subia ao altar.Os "avulsos" também se beneficiam de tudo que uma maior sociabilidade pode trazer. Isso inclui as vantagens de manter laços mais profundos com amigos, família e, quem sabe, novos contatos.

Um artigo publicado por pesquisadores de uma universidade americana no Journal of Social and Personal Relationships afirma que "solteiros têm mais tendência a manter contato e receber ajuda de pais, irmãos, vizinhos e amigos do que os casados. Essas diferenças são mais proeminentes para os que nunca se casaram do que os que haviam sido casados". Ou seja: solteiro, sim, sozinho nunca, né?

Quem não vive uma relação a dois é ainda mais independente e satisfeito com a própria vida.

A possibilidade foi levantada pelo National Survey of Families and Households, entidade dos Estados Unidos que entrevistou cerca de mil solteiros e mais de 3 mil outras pessoas que viviam relações de longa data. Segundo o estudo, é mais comum que o primeiro grupo vivencie mais experiências de crescimento pessoal, já que estão mais focados em si mesmos. Eles responderam positivamente mais vezes a frases como "para mim, a vida tem sido um processo contínuo de aprendizado, mudanças e crescimento".

E uma vantagem extra da solteirice é poder estar em um relacionamento sério com a academia. Uma pesquisa da revista Social Science and Medicine de 2014 mostrou que o índice de massa corporal de homens e mulheres solteiras era, em média, menor que o daqueles que usavam aliança na mão esquerda.

Além disso, outro estudo realizado no Reino Unido mostrou que 3/4 da população não faz exercícios físicos - mais da metade destas pessoas eram compromissadas. E havia boatos de que você estava na pior... Aproveite e curta o momento!

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações