Queimadura solar: quais remédios usar para tratar uma queimadura?
Queimadura solar: quais remédios usar para tratar uma queimadura?

Queimadura solar: quais remédios usar para tratar uma queimadura?

Você está com uma queimadura de sol e procura algo para aliviar a dor causada por essa queimadura? O Oh My Mag traz dicas para se livrar desse pequeno inconveniente o mais rápido possível.

Causas de queimadura solar

Uma queimadura solar é uma reação da pele desprotegida após a exposição aos raios ultravioletas do sol. Alguns minutos são suficientes para vê-la aparecer na pele. Alguns tipos de pele são mais sensíveis à luz solar e podem reagir mais fortemente. Existem, portanto, graus de severidade de queimaduras solares.

Uma queimadura solar deixa a pele vermelha e sua evolução depende da gravidade da queimadura. Normalmente, a vermelhidão desaparece espontaneamente após algumas horas. Se ainda estiver dolorida após 12 horas e a pele estiver muito sensível à fricção, trata-se de uma queimadura de 2º grau.

Se houver inchaço, é considerada uma queimadura de terceiro grau: é aconselhável consultar um farmacêutico ou um médico. Se a pele parecer queimada, trata-se de uma queimadura de 4º grau. Neste ponto, você tem que ir ao hospital.

Tratamento para uma queimadura solar

Nos estágios iniciais de queimaduras solares, é possível tratá-la em casa. Então, se a dor durar apenas algumas horas, procure um hidratante pós-sol e aplique-o na queimadura solar.

Se a dor persistir e a pele ficar muito sensível, você pode comprar na farmácia um protetor cutâneo, como o Biafine. Este tipo de creme é muito eficaz no tratamento de queimaduras de 1º e 2º graus. Aplique-o densamente, várias vezes ao dia, até o completo desaparecimento dos sintomas.

Lembre-se, no entanto, que para queimaduras solares, o melhor tratamento é preveni-las. Para isso, use um protetor solar adequado ao seu tipo de pele e sempre passe-o antes de qualquer exposição. Seu bronzeado ficará ainda mais bonito, pois lembre-se de que uma queimadura solar sempre acaba descascando a pele.

Dica da vovó para tratar uma queimadura solar

Você não tem produtos à mão e sua queimadura te causa dor? A solução pode estar na sua geladeira. Iogurte fresco seria eficaz no alívio de queimaduras causadas pela exposição aos raios ultravioleta. Coloque uma camada espessa de iogurte na área afetada. Deixe por 15 minutos, depois limpe com água.

O iogurte teria virtudes para refrescar e acalmar a pele atacada pelo sol. Se você gosta de plantas, saiba que o aloe vera também tem propriedades calmantes contra as queimaduras solares.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações