Picada de vespa: o que fazer em caso de um inchaço preocupante?
Picada de vespa: o que fazer em caso de um inchaço preocupante?

Picada de vespa: o que fazer em caso de um inchaço preocupante?

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Enquanto desfrutava de um momento pacífico na natureza, você foi picado por uma vespa e sua pele inchou? Tudo está sob controle: o Oh My Mag apresenta os passos a serem seguidos em caso de um inchaço alarmante após uma picada de vespa.

Causas do inchaço de uma picada de vespa

Após uma picada de vespa, um inchaço pode ser considerado normal. É o caso se o edema estiver localizado no local da picada e se seu tamanho for pequeno e estável. Além disso, esse edema pode ser acompanhado por dor aguda ou coceira no local da picada, mas nenhum outro sintoma deve ser observado.

Este tipo de reação pode aparecer em uma pessoa não-alérgica a picadas de vespa. De fato, o corpo reage após a injeção do veneno, um fluido tóxico para o corpo. Além disso, dependendo da localização da picada, a pele pode reagir de forma mais violenta, por exemplo, ao redor do olho.

No entanto, o inchaço é considerado preocupante se for desproporcional e acompanhado por sintomas típicos de choque anafilático (reação alérgica grave), tais como a dificuldade de respiração, náusea, suores, vômitos, edema do rosto, desconforto, etc.

Tratamento para a picada de vespa

Se você não for alérgico, a picada de vespa será dolorosa, mas inofensiva. A primeira coisa boa a se fazer é remover o veneno usando uma bomba específica para esse fim, se você tiver uma. Se você tiver anti-histamínicos em seu kit de medicamentos, tome-os: eles reduzem o edema e a coceira.

Desinfete a pele com água e sabão e use uma solução antisséptica para limpar a área da picada. Você também pode tomar um analgésico para dor. Se você for alérgico e tiver uma seringa de adrenalina auto injetável, é hora de usá-la.

Em todos os casos, você deve ir imediatamente ao hospital para receber o tratamento adequado o mais rápido possível.

Dica da vovó para curar uma picada de vespa

Nem todo mundo tem uma bomba para a remoção do veneno em seu kit de emergência. Se você tiver um secador de cabelo ou outra fonte de calor, você está salvo. Aproxime o fluxo de ar quente o mais perto possível da picada, tomando cuidado para não se queimar, e aqueça por alguns minutos. O calor eliminará o veneno.

A dor não desaparecerá completamente, mas ficará menos venenosa. Em seguida, aplique uma fatia de limão por 10 minutos na pele para acalmá-la. Essas pequenas dicas devem ajudá-lo a aliviar a dor.


Sem Internet
Verifique suas configurações