Olho roxo: como tratar o ferimento?
Olho roxo: como tratar o ferimento?

Olho roxo: como tratar o ferimento?

Após uma pancada, você ganhou um olho roxo feio e doloroso? O Oh My Mag ensina como reduzir o inchaço, a coloração escura e a dor.

Causas do olho roxo

O olho roxo surge após um choque (uma pancada no rosto, um acidente), após um procedimento cirúrgico no rosto ou na dentição ou, mais raramente, após uma picada de inseto. A coloração marrom é devido à passagem do sangue para fora dos vasos após o choque.

Tratamento do olho roxo

Para minimizar o inchaço, a dor e a coloração do olho, é importante agir rapidamente. O Oh My Mag traz as instruções.

Para começar, gelo (ou ervilhas congeladas, por exemplo) deve ser aplicado no olho. Tenha cuidado para não aplicar o gelo diretamente na pele, pois ele pode queimá-la: não se esqueça de colocá-lo sobre um pano ou toalha. Deixe por 10 minutos e repita a operação a cada hora nos dois primeiros dias. O gelo tem um efeito analgésico, mas também vasoconstritor, que vai acalmar e diminuir a contusão.

É importante manter a cabeça levantada, para evitar o fluxo sanguíneo para os olhos e, portanto, o inchaço. Finalmente, após 48 horas, mude para compressas quentes. O tecido quente não deve ser aplicado diretamente no olho, mas na área dos olhos. O calor irá promover a circulação sanguínea e a absorção de sangue da contusão.

Dica da vovó para curar um olho roxo

Sempre temos uma batata por perto e, nesse caso, ela pode ser muito útil. O Oh My Mag conta a receita da avó, mas não para comer, para aplicar na região do olho!

Pegue uma batata crua. Corte em fatias grossas. Coloque essas fatias na geladeira. Quando estiverem frias, aplique-as na área dos olhos. Deixe por cerca de quinze minutos. A batata realmente contém uma enzima preciosa, a catalase, que ajuda a absorver o sangue da bolsa formada sob os olhos, desinchando-os.

Outra variação: você pode usar o suco da batata. Embeba um algodão com o líquido e coloque-o sobre o olho roxo. Finalmente, também é possível utilizar a batata crua ralada sobre olho roxo.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações