Mulher doente implora para marido ajudá-la a se matar e decisão da justiça gera polêmica

Mulher doente implora para marido ajudá-la a se matar e decisão da justiça gera polêmica

O programa de televisão espanhol 'El Intermedio' contou a história da morte de María José Carrasco, uma paciente terminal que morreu no dia 3 de abril, com a ajuda de seu marido, Ángel Hernández.

Minutos depois de ajudar sua esposa a se suicidar, Angel Hernandez ligou para a Emergência e contou sobre a forma como o falecimento aconteceu.

Uma decisão dolorosa

"Eu estava exausto, ela queria se suicidar e eu a ajudei." Com estas palavras Ángel Hernández narrou as circunstâncias do suicídio assistido de María José Carrasco, que há três décadas vivia com esclerose múltipla, patologia que foi diagnosticada com 32 anos. O marido de María José explicou em sua ligação para a Emergência que o momento era muito doloroso por duas razões, primeiro porque ele tinha perdido a sua esposa e, segundo, porque ele teve que ajudá-la a morrer.

Ángel Hernández também afirmou que María José Carrasco vinha sofrendo "há muito tempo" e tinha sido "uma mulher muito corajosa". Por isso ele esperava que sua história pudesse ajudar nas discussões sobre a aprovação do projeto de lei que visa autorizar a eutanásia e o suicídio assistido na Espanha.

Leia também
Esta menina nasceu com o coração fora do corpo

Quanto ao remédio com o qual ajudou a esposa a morrer, ele explica que ela mesma conseguiu quando ainda tinha mobilidade em suas mãos: "Ela comprou com muito esforço e, constantemente, queria pegá-lo, mas eu sabia que eles me culpariam a mim".

Como o país ainda não autoriza a Eutanásia, Angel foi detido e agora espera, em liberdade, o julgamento do seu caso. Apesar do sofrimento de perder a mulher nessas condições ele sabe que não cometeu nenhum delito. Angel só aceitou ajudá-la, pois foi acompanhou todo o seu sofrimento e viu que era aquilo que a esposa mais queria.

Fonte: Él País Imagem:  Carlos Rosillo

• Andressa Zabeu
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações