Enjoo de movimento (cinetose): homeopatia ou medicamentos, qual é o mais eficaz?
Enjoo de movimento (cinetose): homeopatia ou medicamentos, qual é o mais eficaz?

Enjoo de movimento (cinetose): homeopatia ou medicamentos, qual é o mais eficaz?

De carro, avião ou barco, você tem enjoo e se pergunta se é melhor fazer um tratamento homeopático ou medicamentoso? O Oh My Mag te ajuda esclarecer tudo.

Causas do enjoo de movimento

Náuseas, suores frios, palidez ou até mesmo desconforto podem ocorrer durante o enjoo do movimento. A causa? A contradição aparente entre as informações recebidas pelo cérebro, verdadeiro centro de análise de dados. Ele recebe informações do ouvido interno, que detecta os movimentos do corpo, e dos olhos.

Mas quando você está dentro do meio de transporte, seus olhos detectam um movimento no espaço, enquanto seu ouvido interno não percebe nenhum movimento no seu corpo. Essas informações contraditórias atingem, assim, o cérebro, que reage a essa confusão desencadeando os sintomas do enjoo de movimento.

Tratamento para o enjoo de movimento

Para tratar o enjoo de movimento, ou cinetose, você pode escolher tratamentos com medicamentos (principalmente antinauseantes) e tratamentos homeopáticos. Qual é o mais eficaz?

Tudo depende das características da pessoa. Se a pessoa que faz o tratamento é o motorista, o tratamento homeopático deve ser privilegiado. Os tratamentos medicamentosos terão como efeito colateral a sonolência.

Para mulheres grávidas, crianças com menos de 6 anos, pessoas com glaucoma ou doença da próstata, os medicamentos não são recomendados devido aos seus efeitos colaterais. O melhor é optar pela homeopatia, incluindo tratamentos à base de rizoma de gengibre. Em outros casos, anti-histamínicos e antinauseantes dão resultados muito bons.

Dica da vovó para curar os enjoos de movimento

O Oh My Mag traz algumas dicas para que seu trajeto torne-se mais confortável. Primeiramente, evite consumir uma comida muito pesada ou álcool antes do trajeto. Durante o percurso, limite o máximo possível os movimentos (cabeça, corpo). Você pode apoiar sua cabeça em um travesseiro para ter mais estabilidade.

Não faça seus olhos trabalharem com leitura, jogos ou filmes, ao contrário, fixe seu olhar em um ponto estável, como o horizonte. Ou melhor, feche os olhos. Finalmente, ventile o espaço, se possível: o excesso de calor e o confinamento agravam a náusea. Pronto! Você está preparado para um trajeto sereno!

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações