Eczema: causas, tratamentos e sintomas da doença
Eczema: causas, tratamentos e sintomas da doença

Eczema: causas, tratamentos e sintomas da doença

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

O eczema é uma doença de pele bastante comum. OhMyMag te explica as causas, os sintomas e os tratamentos dessa doença.

Causas do eczema

O eczema pode ocorrer por diferentes causas, de acordo com cada indivíduo.

Existem diferentes formas de eczema: o eczema de contato se manifesta quando a pele entra em contato com um agente alérgeno. Pode ser um metal, cosméticos, produtos domésticos, tecidos ou até mesmo cremes medicamentosos.

O eczema atópico normalmente está ligado à genética e se desenvolve bem cedo na infância. Alguns eczemas atópicos desaparecem com o tempo, enquanto outros persistem. Placas de eczemas podem aparecer por causa do calor, da transpiração, do estresse...

Sintomas do eczema

Os sintomas do eczema são bastante conhecidos: a pele fica sempre seca e, na região dos cotovelos e coxas, fica áspera.

Aparecem placas vermelhas inchadas e cheias de vesículas, normalmente na altura das pernas, que podem se transformar em crostas. Essas placas podem provocar coceiras intensas, que podem se agravar dependendo do ambiente em que a pessoa vive.

Indivíduos estressados ou ansiosos podem notar o aparecimento dessas placas quando enfrentam emoções intensas. A maioria das pessoas com eczema também apresenta intolerância à lã, além de outras patologias como asma ou alergias alimentares.

Tratamentos do eczema

O eczema pode ser tratado de diferentes maneiras conforme a amplitude da doença. Na maior parte do tempo, os pacientes usam um creme à base de cortisona e antissépticos aplicado no local que ajuda a reduzir as coceiras. Quando as placas de eczema são muito significativas e estão associadas a problemas respiratórios, são prescritos anti-histamínicos ou corticoides.

Recentemente, alguns pacientes têm a opção de tratar o eczema com raios ultravioletas. O melhor remédio contra o aparecimento das placas de eczema continua sendo a prevenção, isto é, evitar ao máximo o que pode provocar uma crise, como pólen, ácaros, estresse...

A aplicação diária de um creme hidratante para reduzir a secura da pele também é uma opção. Corticoides locais têm se mostrado eficientes contra o aparecimento de placas de eczema.

A higiene é super importante para as pessoas que sofrem com essa doença. Ainda assim, elas devem evitar produtos à base de sabão, dando preferência aos óleos de banho.


Sem Internet
Verifique suas configurações