Dores musculares: coxas, pernas e costas. O que fazer?

Dores musculares: coxas, pernas e costas. O que fazer?

Você acabou de voltar a praticar esportes e dores musculares atingem o seu corpo? O Oh My Mag te ajuda a lutar contra as dores que te atigem...

Causas das dores musculares

Durante muito tempo, colocamos a culpa no excesso de ácido láctico para o aparecimento de dores musculares. Agora sabemos que as dores são devidas a microlesões dos músculos. Essas lesões podem aparecer quando alguns músculos não são usados ​​por um tempo.

Pequenos capilares sanguíneos e células musculares se rompem sob esforço físico, causando uma dor latejante dentro de 24 a 72 horas após a atividade física. Também podem resultar em uma síndrome inflamatória, por exemplo durante uma gripe. Isso é chamado então de "dores musculares sem esforço".

Tratamento para as dores musculares

A melhor cura para as dores musculares é a prevenção. Antes de qualquer atividade esportiva, faça um aquecimento cuidadoso. Quanto mais os músculos estiverem preparados para o esforço que virá, mais o risco de danos musculares será reduzido. Também recomenda-se hidratar-se durante o esforço e alongar-se após o treino.

Se você não foi capaz de fugir das dores apesar das precauções, evite esforço físico excessivo por 24 a 48 horas para deixar seus músculos descansarem. Se a dor for muito intensa ou acompanhada de febre (no caso de inflamação), você pode tomar analgésicos (como paracetamol, por exemplo) para aliviar e reduzir a febre.

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Dicas da vovó para se livrar de dores musculares

Para aliviar dores musculares, nada melhor do que uma fonte de calor. Um bom banho quente com sais de Epsom relaxará você em uma água cheia de sais minerais! O banho com bicarbonato ou camomila também é conhecido por aliviar efetivamente as dores. Se você não tiver uma banheira, jatos de água quente do seu chuveiro lhe farão uma massagem que aliviará as dores mais resistentes.

Faça uma pequena sessão de sauna: a ação do calor seguido do frio estimula a circulação sanguínea e aliviará seus músculos doloridos. Há óleos de massagem na farmácia com óleos essenciais (cânfora, lavanda...) que aquecem a pele e, portanto, o músculo, aliviando a dor. Sinta-se à vontade para fazer uma pequena massagem para um maior bem-estar e flexibilidade muscular após o esforço e sempre que sentir dores musculares.

Bruna Moura
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