Dia do Amigo: conheça 6 benefícios que a amizade traz para a sua saúde
Dia do Amigo: conheça 6 benefícios que a amizade traz para a sua saúde
Leia mais

Dia do Amigo: conheça 6 benefícios que a amizade traz para a sua saúde

O dia 20 de julho foi escolhido para celebrar um dos relacionamentos mais importantes que temos na vida: a amizade.

Amigo é coisa pra se guardar, debaixo de 7 chaves, dentro do coração...” Como Milton Nascimento diz na famosa canção, ter amigos é fundamental para a nossa vida. É claro que a relação deve ser cuidada e enaltecida sempre que possível mas, no dia 20 de julho, não deixe de mandar uma mensagem para aqueles que sempre estiveram do seu lado. 

O Dia do Amigo é celebrado nesta data não só no Brasil, mas também na Argentina, no Chile e em Portugal. Embora todos percebam a importância da amizade nas nossas vidas, nem todo mundo reconhece os benefícios que ter amigos trazem para a saúde, física e mental. Conheça seis vantagens de ter sempre gente querida e fiel por perto:

1 – O risco de ficar doente diminui

Diferentes pesquisas confirmam: o nosso corpo fica mesmo mais imune a alguns problemas de saúde. Estudos realizados pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, identificaram que pessoas solitárias ao longo da vida tendem a ser mais indefesas, a ter mais noites de sono ruins e a ser mais estressadas. Outro estudo americano indicou, ainda, uma relação entre a solidão e o risco maior de ter a doença de Alzheimer.

2 – Probabilidades de ter uma vida mais longa

Ter amigos pode melhorar em até 50% a sua chance de viver por mais tempo. De acordo com pesquisadores da Brigham Young University, quem passa grande parte da vida sem interações sociais pode ter sérios prejuízos relacionados à longevidade. Algo tão sério que pode até ser comparado a fumar cigarros diariamente, a ser alcoólatra ou obeso.

 3 – Coração saudável e menos depressão

As nossas emoções influenciam diretamente os batimentos cardíacos. Segundo um estudo da Universidade de Columbia, que durou 10 anos, pessoas felizes e satisfeitas com a vida têm menos chance de se tornarem depressivas e apresentam um risco 22% menor de ter infarto ou desenvolver doenças cardíacas.

4 – Cabeça boa

Pesquisadores de Harvard concluíram que fortes laços de amizade ajudam a manter a nossa saúde cerebral conforme envelhecemos. Outra pesquisa, realizada com 15 mil pessoas acima dos 50 anos, mostrou que a memória dos socialmente ativos era melhor do que entre os mais solitários.

5 – Positividade

Em 2010, pesquisadores levaram 34 estudantes da Universidade de Virginia, nos Estados Unidos, para uma colina muito íngreme. Todos carregavam mochilas igualmente pesadas nas costas. Depois, todos foram questionados sobre o quão acentuado era o declive. Os alunos que se mantiveram perto dos seus melhores amigos durante a experiência responderam que a ladeira era menor do que na realidade. A conclusão dos especialistas foi que ter amigos a quem recorrer faz com que os problemas da vida pareçam menores. 

6 - Sensação de bem-estar e menos estresse

Algumas pesquisas científicas sugerem que, para manter a saúde em dia, devemos interagir com outras pessoas por, pelo menos, seis horas por dia. Estes contatos aumentam a nossa sensação de bem-estar e diminuem o estresse. Em um mundo tão tecnológico, não há desculpa de falta de tempo: conversas por vídeo ou até mensagens podem ser a solução para os mais ocupados. 

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações