Cuidado: se você já teve pedra nos rins, FUJA destes alimentos!
Cuidado: se você já teve pedra nos rins, FUJA destes alimentos!
Leia mais

Cuidado: se você já teve pedra nos rins, FUJA destes alimentos!

Quem já sofreu com cálculos renais sabe como a doença é dolorosa. Alguns casos, inclusive, só são solucionados com uma intervenção cirúrgica. Para evitar chegar a este ponto, nós listamos os alimentos que devem ser eliminados da sua dieta o quanto antes!

A maioria das pessoas associa pedra nos rins à falta de água no organismo. É verdade que beber ao menos dois litros por dia é muito importante para quem sofre deste mal, mas não é tudo! A alimentação também é fundamental para tratar e prevenir o cálculo renal.

E não se trata apenas de ter uma alimentação saudável porque até certos tipos de frutas e legumes devem ser evitados. A explicação para isso é que os cristais que originam a pedra nos rins se formam devido a uma elevada concentração de determinados sais minerais presentes na urina, como o oxalato de cálcio ou o fosfato de cálcio. 

Sendo assim, pessoas que tem tendência ou que já tiveram cálculo renal não devem ingerir alimentos que contém essas substâncias que contribuem para a formação dos tais cristais. 

A lista é extensa e vai desde o chocolate e da batata-doce até espinafre, beterrabas e figos, por exemplo. Mariscos, peixes gordos e embutidos também devem ser eliminados da dieta diária, especialmente por quem tem crises regulares de cálculo renal, ou seja, mais de uma vez por ano. 

O tratamento deve sempre ser acompanhado por um médico, mas soluções naturais como o chá de quebra-pedra e o suco de arando vermelho costumam ajudar durante as crises. Assista no vídeo a lista completa de alimentos que devem ser evitados por quem tem ou já teve pedra nos rins.

(Fonte: Boa Saúde /Imagem: Getty) 

Escrito por Gouvea Aline
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações