Congelamentos: tratamento e remédios da vovó

Congelamentos: tratamento e remédios da vovó

Você esqueceu suas luvas e seu protetor de nariz ao sair na neve e sofreu queimaduras nas pontas dos dedos e no nariz? O Oh My Mag conta tudo sobre o congelamento...

Causas do congelamento

Quando faz muito frio lá fora, o corpo pode sofrer um choque térmico devido à mudança de temperatura. O corpo entra em modo de "alerta" e favorece a irrigação sanguínea dos órgãos vitais em detrimento das extremidades como dedos, nariz e orelhas.

Essas extremidades, desprovidas de sangue e à mercê do frio, começam a congelar, com uma sensação de queimação intensa e dolorosa. É o congelamento. As pessoas com má circulação sanguínea ou com síndrome de Reynaud (com extremidades pouco irrigadas naturalmente) são mais sujeitas às queimaduras.

Tratamentos do congelamento

Não existem curas milagrosas para o congelamento. Lembre-se de proteger-se quando estiver exposto ao frio. Coloque luvas, meias quentes e cubra o nariz e a boca com um lenço. Lembre-se também de usar sapatos que não comprimam seus pés. Isso é importante para que a circulação sanguínea não seja prejudicada nas extremidades.

Massageie as mãos, lóbulos das orelhas e nariz para estimular a circulação sanguínea e para se aquecer. Se você não conseguiu evitar o congelamento apesar de todas as precauções, reaqueça lentamente a parte congelada com uma compressa de água morna. É importante proceder delicadamente para não ferir a pele já sensibilizada pelo frio.

Dicas da vovó para tratar o congelamento

Alguns gestos ancestrais podem aliviar os sintomas do congelamento e acelerar sua cura. Antes de sair no frio, aplique uma substância gordurosa (um cold cream ou, mesmo, simplesmente manteiga) nas suas exterminadas para criar uma barreira natural para proteger a pele.

Prepare uma máscara misturando azeite de oliva, mel, limão e gema de ovo, e aplique-a de manhã e à noite para aliviar as queimaduras. Os benefícios cicatrizantes do limão e do mel, assim como as propriedades hidratantes do azeite de oliva aceleram o processo de cura do congelamento.

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

Um pouco de gengibre em pó nas meias antes de sair no frio aquecerá sua pele e ajudará seus pés a serem irrigados mais facilmente pelo sangue.

Para aliviar a dor ligada ao congelamento, faça também um cataplasma de folhas de hortelã ou de batata ralada: eficácia garantida!

Bruna Moura
Sem Internet
Verifique suas configurações