Colesterol HDL: taxas e interpretação dos resultados

Colesterol HDL: taxas e interpretação dos resultados

Você quer verificar suas taxas de colesterol, mas não sabe como interpretar seus resultados sanguíneos? O Oh My Mag traz algumas explicações para ajudá-lo a saber mais sobre o colesterol HDL.

Definição do colesterol HDL

O colesterol é uma gordura corporal essencial para o bom funcionamento do corpo. No entanto, um excesso de colesterol é ruim para a saúde porque as gorduras se acumulam dentro dos vasos sanguíneos.

Existem dois tipos de colesterol: o primeiro é o colesterol HDL, também chamado de "colesterol bom", enquanto o segundo é o colesterol LDL, também chamado de "colesterol ruim". O colesterol HDL ajuda a limpar as artérias, transportando gordura para o fígado. Por outro lado, o colesterol ruim aumenta o risco de doenças cardiovasculares, depositando lipídios nas paredes das artérias.

Conheça e interprete seu colesterol

Para uma pessoa saudável, o nível de colesterol HDL deve ser superior a 0,4g/l. O exame de colesterol pelo sangue deve ser realizado em jejum de pelo menos 12 horas. Quanto ao nível de colesterol LDL, deve ser inferior a 1,6 g/l. Finalmente, o nível de colesterol total é considerado normal quando é inferior a 2 g/l.

Um nível de colesterol muito alto pode levar a sérios problemas de saúde, como ataque cardíaco. Por isso, é recomendável mudar seu estilo de vida para diminuir essa taxa.

Dicas para reduzir o colesterol

Os níveis de colesterol podem diminuir com a atividade física regular, mas também com uma dieta saudável e equilibrada. Para isso, é importante evitar o consumo de produtos gordurosos, doces e salgados, o máximo possível.

Carnes gordas, queijos, produtos industriais e alimentos industrializados são os alimentos que contêm os ácidos graxos mais saturados, que são prejudiciais ao organismo, aumentando os níveis de colesterol. Além disso, álcool e sal também devem ser consumidos com moderação.

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Por outro lado, é aconselhável aumentar o seu consumo de frutas e vegetais frescos para reduzir seu nível de colesterol, mas também enriquecer sua dieta com grãos integrais e frutas secas.

Finalmente, alguns óleos vegetais são melhores do que outros para o corpo porque contêm ácidos graxos insaturados. Privilegie os óleos de oliva, colza e nozes.

Bruna Moura
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