Candidíase: sintomas e tratamento
Candidíase: sintomas e tratamento

Candidíase: sintomas e tratamento

Você está com candidíase e quer se livrar dela o mais rápido possível? O Oh My Mag traz algumas dicas para tratar eficazmente esta infecção fúngica.

Causas de candidíase

A candidíase é uma infecção fúngica causada pela proliferação anormal de um fungo microscópico chamado “candida albicans”. É importante saber que estes organismos estão naturalmente presentes no corpo humano. São encontrados na pele, mucosas (boca e órgãos genitais) e nos intestinos.

Mas acontece, por várias razões, que estas leveduras se multiplicam de forma anárquica, gerando uma reação inflamatória. Dentre os fatores que podem favorecer um desequilíbrio na flora bacteriana estão o uso repetido de antibióticos e outros medicamentos, assim como contraceptivos orais ou imunossupressores.

Sintomas da candidíase

As manifestações da candidíase variam dependendo do local da inflamação. Nos casos de candidíase cutânea, manchas vermelhas com contornos bem definidos aparecem na superfície da epiderme. Estes serão pruriginosos e muito irritantes. Este tipo de infecção geralmente é localizado nas dobras: virilha, fissura interglútea, entre os dedos, no umbigo...

Quando afeta o trato genital, a candidíase geralmente é chamada de "micose". Caracteriza-se por corrimentos brancos e abundantes que serão associados a coceiras e ardor miccional, ou até mesmo dor durante as relações sexuais.

Tratamento da candidíase

Mais uma vez, o tratamento dependerá do tipo de candidíase. Na maioria dos casos, a infecção da pele é curada por meio de um tratamento local ou à base de um creme ou pomada antifúngica. Em caso de candidíase vaginal, o ginecologista pode preferir prescrever comprimidos ginecológicos, introduzidos diretamente na cavidade vaginal.

A candidíase bucal demanda a realização cotidiana de bochechos com enxaguantes com propriedades antibacterianas.

Além dos cuidados médicos, a paciente deve tomar algumas medidas de higiene para diminuir o risco de recorrência: uso de sabão neutro, higiene genital e corporal impecável, lavagem da roupa a altas temperaturas, uso de roupas soltas, aumento do consumo de iogurtes, diminuição do consumo de álcool e de antibióticos...

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações