Calos nos pés: remédios da vovó para tratá-los
Calos nos pés: remédios da vovó para tratá-los

Calos nos pés: remédios da vovó para tratá-los

Você está com calos nos pés e procura um remédio natural para curá-los? O Oh My Mag traz uma dica de vó para tratá-los.

Causas de calos nos pés

Os calos são uma alteração da pele nas solas dos pés ou na parte de trás dos dedos dos pés. A pele se torna grossa, áspera e dura. Isto é acompanhado por um desconforto ao andar, dores e vermelhidão.

A causa? Principalmente movimentos repetidos com sapatos não adequados para o tipo de esforço. Evite sapatos muito duros, apertados ou largos, assim como saltos altos que fazem com que o peso do corpo se concentre em um único ponto do calcanhar. Nesses casos, há tensão e fricção, agressão à qual a pele responderá formando os calos.

Mas esta não é a única origem dos calos. Existem outros fatores envolvidos no aparecimento de calos: pele mal hidratada ou falta de gordura nas articulações (resultando em uma forte fricção dos ossos na pele).

Tratamento para os calos nos pés

O tratamento para os calos nos pés é feito em quatro etapas. Primeiro, deixar os pés de molho em água morna vai amolecer a pele que se tornou espessa e dura. Quando a pele finalmente estiver mais suave, use uma pedra-pomes ou uma lixa de papelão para lixar a pele até o quase desaparecimento do calo.

Tenha cuidado para não se machucar lixando com muita força. Seque bem os pés com uma toalha e aplique um creme anti-calo. Finalmente, cubra com uma bandagem.

Dica da vovó para curar os calos nos pés

Você o usa na cozinha e agora poderá usá-lo para calos nos pés: o alho. O Oh My Mag revela tudo sobre esse remédio de vó que deve ser aplicado à noite, antes de ir para a cama.

Pegue um dente de alho e esmague com um pilão. Acrescente duas colheres de chá de azeite, para formar uma espécie de pasta. Coloque a preparação obtida sobre os calos. Em seguida, cubra o calo com uma faixa de gaze extensível ou, caso não tenha a faixa em casa, com um saco plástico. Finalmente, para manter o calor, coloque uma meia sobre o curativo e mantenha-a a noite toda.

Quando você acordar, lave o pé com bastante água para remover a mistura de alho. Repita esta preparação todas as noites durante uma semana para conseguir belos pés sem calos.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações