Andar de mãos dadas é bom para a saúde. Conheça 8 benefícios desse gesto de carinho
Andar de mãos dadas é bom para a saúde. Conheça 8 benefícios desse gesto de carinho
Leia mais

Andar de mãos dadas é bom para a saúde. Conheça 8 benefícios desse gesto de carinho

Quando estamos namorando costumamos segurar as mãos da outra pessoa. Até aí, nada de novo. Mas você sabia que isso traz muitos benefícios?

Conheça os oito pontos positivos mais surpreendentes!

1. Combate o estresse

Aparentemente, segurar a mão de outra pessoa tem o efeito de reduzir o nível de cortisol no corpo e, dessa maneira, diminuir o estresse. Na verdade, uma ligeira pressão sobre as nossas terminações nervosas (encontrada principalmente nas mãos e nos dedos) já é o suficiente para reduzir o estresse!

2. Preserva o coração

Andar de mãos dadas é bom para o coração, literal e figurativamente. Isso porque segurar a mão de seu companheiro ajuda a baixar a pressão arterial e, assim, protege o coração contra o risco de doenças cardíacas. É o contato a palma da mão da outra pessoa e o calor recebido que produz uma sensação de conforto benéfico.

3. Mantém a chama do amor

Segurar as mãos ajuda a produzir oxitocina, o hormônio do amor! Ele normalmente já é liberado em uma interação amorosa, mas o contato das mãos reforça o sentimento de amor que une um casal ao longo do tempo.

4. É também uma fonte de força e resistência

Quando pensamos em uma mulher dando à luz, sempre nos vem à cabeça a imagem dela segurando a mão de seu companheiro, para ganhar coragem. Segurar as mãos com firmeza transmite confiança, é automático! Faça o teste quando for tirar sangue, por exemplo…

5. Nos mantêm aquecidos quando está frio

Perdemos uma grande quantidade de calor pelas extremidades e, obviamente, segurar a mão do ser amado nos ajuda a esquentar! Nem mesmo um bom par de luvas é capaz de fornecer uma sensação de calor tão reconfortante. Único inconveniente: é difícil para caminhar e segurar as duas mãos ao mesmo tempo…

6. Aumenta a sensação de segurança

Segurar firmemente a mão de outra pessoa transmite uma sensação reconfortante imediata. Quem nunca precisou de uma mão para evitar uma queda, ou para tranquilizar-nos em uma cena assustadora de filme de terror?

7. Ajuda a avançar

Segurar a mão de alguém nos permite seguir em frente, porque isso nos proporciona a segurança e o impulso para continuar. Seguramos a mão das crianças para ensiná-las a andar ou para atravessar a rua. O mesmo acontece na fase adulta, quando precisamos nos encher de coragem …

8. E, é claro, é uma boa alternativa ao "eu te amo"

Quando um casal está junto há muito tempo, as manifestações de amor são cada vezes menos constantes. Assim, segurar a mão do companheiro é uma boa maneira de demonstrar amor, mas sem dizer nenhuma palavra.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações