Água morna com limão faz bem para o seu corpo
Água morna com limão faz bem para o seu corpo
Leia mais

Água morna com limão faz bem para o seu corpo

Além de ajudar a emagrecer, a receita fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e serve para reduzir a ansiedade, entre outros benefícios.

Um copo de água morna com meio limão parece uma receita milagrosa, e é mesmo. Parte da rotina de celebridades como Gisele Bündchen, Yasmin Brunet e Mariana Goldfarb, a mistura faz bem para o organismo e também para a dieta.

Recomenda-se que seja ingerida logo pela manhã, em jejum, e é preciso esperar cerca de 20 minutos para tomar o café da manhã. Ela funciona como se você tivesse fazendo uma limpeza no seu corpo, despertando e tornando-o mais alcalino para prepará-lo para os afazeres do dia que está por vir. É neste horário também que o nosso organismo melhor absorve a vitamina C presente na fruta.

Especialistas esclarecem que qualquer espécie de limão pode ser usada na receita, mas que é importante frisar que as pessoas não devem esperar resultados imediatos. Os efeitos começam a aparecer cerca de três meses depois de começar a tomar a mistura diariamente. Pessoas com problemas gástricos devem consultar o médico antes de ingeri-la. Outra dica é nunca adoçar o seu copo, seja com adoçantes ou açúcares. Caso tenha mesmo muita dificuldade em beber, adicione chás com sabores como gengibre, hortelã ou hibisco.

Conheça seis benefícios de tomar água com limão diariamente e comece já a ter uma vida mais saudável:

1 – Auxilia a digestão

A estrutura atômica do limão é muito semelhante à dos fluidos digestivos, o que induz o nosso fígado a produzir bílis. Isso facilita a digestão de determinados alimentos como proteínas, carboidratos e comidas ricas em gorduras.

2 – Fortalece o sistema imunológico O limão é rico em vitamina C, um tipo de antioxidante que protege as células dos radicais livres e fortalece a nossa imunidade.

3 – Retarda o envelhecimento

Estes antioxidantes presentes no limão combatem os danos provocados pelos radicais livres, o que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A mesma vitamina C também é importante para a produção de colágeno, proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

4 – Previne pedras nos rins

O ácido cítrico da fruta ajuda a prevenir o aparecimento de pedras de oxalato de cálcio nos rins. Misturada com a água, outro remédio natural para o problema, é muito interessante para quem sofre deste mal.

5 – Reduz a ansiedade

O cheiro do limão tem um efeito calmante no nosso sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e até sintomas de depressão.

6 – Ajuda a emagrecer

Este é o benefício mais conhecido da ingestão diária de água com limão. É claro que a receita por si só não tem poder emagrecedor, mas associada a uma dieta equilibrada e a exercícios físicos, a bebida age como um belo coadjuvante no processo da perda de peso. Além de atuar na digestão, o limão é um antioxidante que auxilia no processo de desinflamação do organismo – o que favorece o nosso metabolismo e, consequentemente, o emagrecimento.

A fruta funciona, ainda, para nos dar mais saciedade já que algumas das suas substâncias estimulam as nossas papilas gustativas, dando uma sensação de plenitude e reduzindo o desejo de comer carboidratos (especialmente os doces).

Dicas finais: Após aderir ao hábito de beber água com limão todos os dias pela manhã, lembre-se de escovar os dentes com uma pasta que contenha flúor (assim, você evita desgastá-los).- Receitinha da medicina ayurvédica para emagrecer: 1 xícara de chá de gengibre morno + suco fresco de 1 limão + 1 pitada de sal marinho.

Escrito por Agostinho De Freitas
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações