Afta na boca, língua ou gengiva: tratamento e causa
Afta na boca, língua ou gengiva: tratamento e causa

Afta na boca, língua ou gengiva: tratamento e causa

Você sofre com uma afta e está se perguntando como tratá-la em casa? O Oh My Mag traz algumas dicas.

Causas da afta

A afta é uma ferida pequena e dolorosa que aparece nas membranas mucosas da boca. Surge dentro dos lábios, no palato ou nas gengivas. De origem não bacteriológica, não é contagiosa nem perigosa para a saúde.

Várias causas podem gerar uma afta:

- a existência de uma ferida na boca, devido a uma mordida involuntária da bochecha, um aparelho ortodôntico que machuque ou uma escovação agressiva

- um estado de fadiga ou estresse que causa uma queda na imunidade

- reações alérgicas a determinados alimentos, tais como oleaginosas (nozes), certos frutos ácidos (abacaxi), chocolate, queijo ou especiarias

- deficiências alimentares, incluindo vitamina B12, ácido fólico, deficiência de ferro e zinco

- variações hormonais relacionadas aos ciclos menstruais. Finalmente, alguns tratamentos medicamentosos prolongados (anti-inflamatórios, tratamento contra osteoporose) podem ser fonte de aftas.

Tratamento da afta

A afita desaparece sozinha após dez dias. Mas por causa da dor e das dificuldades de mastigar que ela gera, é importante aliviar as dores através de tratamentos. O mais simples é fazer bochechos três vezes ao dia. Soluções para bochechos estão disponíveis com ou sem prescrição em farmácia, dependendo se contêm ou não corticosteroides ou outros anti-inflamatórios.

Géis anestésicos, disponíveis sem receita médica em farmácias, também podem ser aplicados na afta para reduzir a dor. Eles podem ser complementados, em termos de analgésicos, com aspirina. Finalmente, se a afta for causada por deficiências alimentares, é aconselhável tomar suplementos alimentares.

Dicas da vovó para tratar sua afta

O Oh My Mag traz algumas dicas da vovó. Ao invés do enxaguante bucal da farmácia, prepare uma solução que consiste em uma colher de chá de sal, argila ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água. Faça o bochecho e cuspa.

Outra opção: faça uma pasta de bicarbonato de sódio e um pouco de água, depois aplique esta pasta como um cataplasma na ferida. Deixe por 10 minutos e enxágue. Finalmente, adormeça a área passando suavemente um cubo de gelo sobre a ferida.

Escrito por Bruna Moura
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações