A gasolina tá cara? Vá de bike – conheça os benefícios de pedalar
A gasolina tá cara? Vá de bike – conheça os benefícios de pedalar
Leia mais

A gasolina tá cara? Vá de bike – conheça os benefícios de pedalar

Por que não trocar o carro pela bicicleta? Além de ser mais barato e menos poluente, pedalar traz inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental.Saiba mais!

A greve dos caminhoneiros tem mudado a rotina dos brasileiros. Além do combustível, faltam alimentos nos supermercados, alguns voos foram cancelados e alterações tiveram que ser feitas nos transportes públicos de diversas cidades. Mas, como tudo na vida tem o seu lado bom, muita gente decidiu tirar a bicicleta do armário e ir pedalando até os seus compromissos – opção muito mais saudável e sustentável do que o automóvel. 

Segundo o site VaDeBike.org, as principais ciclovias de São Paulo bateram recordes de utilização nos últimos dias por conta da falta de combustível. A ciclovia da Av. Faria Lima, uma das mais utilizadas pelos paulistas, registrou o maior fluxo da sua história, com 33,4 mil viagens entre os dias 21 e 26 de maio. Comparando com a semana anterior, o aumento foi de 17,5%, ou seja, quase cinco mil viagens a mais. O grande pico do movimento foi no domingo, dia 27, com 6.004 passagens registradas pelo contador, um aumento de 85% em relação ao domingo anterior.  

Todo mundo vai de bike. Até a Dilma.

Até Dilma Rousseff usou uma bicicleta para alfinetar o atual presidente, Michel Temer. No Instagram, a ex-presidente postou um vídeo em que aparece pedalando e, na legenda, escreveu “Bike é vida”, acompanhada pelas hashtags #VidaSaudável e #PresidentaEleita. Preferências políticas à parte, a petista tem razão: andar de bicicleta é mesmo uma excelente atividade tanto para o corpo quanto para a mente. Pedalar melhora o condicionamento físico, aumenta a resistência muscular, auxilia no emagrecimento e alivia o estresse.

 Benefícios da bicicleta: muito além de um bom exercício para o corpo!

Segundo um relatório elaborado pela Universidade Alemã do Esporte, as pessoas que andam de bicicleta regularmente poupam muitas visitas ao médico. Problemas nas costas, excesso de peso e doenças cardiovasculares podem ser amenizados com a atividade, diz o estudo. Pedalar deixa o coração mais forte porque reduz o mau colesterol e o risco de enfarte em cerca de 50%. Ajuda, também, na defesa do organismo contra vírus e bactérias pois estimula o sistema imunitário e aumenta o número de glóbulos brancos. O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e se comprimam constantemente e enrijece coxas, panturrilhas e glúteos.

De acordo com especialistas, os benefícios deste esporte começam a ser visíveis depois dos 20 primeiros minutos. Além do corpo, a mente também é favorecida: pessoas que pedalam regularmente são mais resistentes a patologias emocionais, como a depressão. A prática de atividades físicas liberam substâncias químicas cerebrais como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, as mesmas que são ativadas pela ingestão de antidepressivos. 

Outro benefício é contribuir para a sustentabilidade da Terra. A bicicleta foi eleita pela ONU como o transporte mais sustentável do mundo, já que usa apenas a força humana como combustível. É uma maneira eficaz de ajudar na redução da poluição das cidades e também uma boa economia para o seu bolso.

Estudos indicam que andar de bicicleta pode ser até seis vezes mais econômico do que andar de carro – isso sem contar os gastos com estacionamento - e três vezes mais barato que o ônibus.

Antes de começar, procure um médico

Entretanto, antes de começar, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar as suas condições físicas, já que isso varia de pessoa para pessoa. É importante lembrar também que, antes de qualquer exercício físico, convém fazer alongamentos. Neste caso, dê especial atenção aos músculos das pernas, dos glúteos, da região lombar e do pescoço. Se for pedalar ao ar livre, não se esqueça do protetor solar, do capacete, de um cadeado para prender a bicicleta se for necessário e de levar muita água para hidratação. 

E pra quem não aprendeu ainda andar de bicicleta?

Agora , se você ainda não sabe andar de bicicleta, não fique triste. Nunca é tarde para aprender! Na internet, é possível encontrar vários tutoriais para iniciantes e também existem instituições especializadas em ensinar, especialmente os adultos, a dar as suas primeiras pedaladas. Uma das mais conhecidas é a Bike Anjo (http://bikeanjo.org/), uma rede de ciclistas que auxilia outras pessoas a começarem a utilizar a bicicleta. Depois que você aprender, poderá se tornar um Anjo e ajudar quem ainda não sabe na sua cidade. 

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações