7 sinais que podem indicar um câncer no colo do útero

7 sinais que podem indicar um câncer no colo do útero

O câncer do colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres, depois do câncer de mama e colorretal. Mesmo que o vírus leve tempo para se desenvolver, alguns sinais podem aparecer à medida que vamos avançando e alertando-nos para a nossa saúde.

O cancro do colo do útero é causado por um tumor maligno localizado na membrana mucosa do colo do útero. Muitos fatores podem causar esta doença, como o fumo jovem, o uso prolongado de contraceptivos orais ou causas genéticas

No entanto, o principal fator continua sendo a relação sexual com diferentes parceiros sem o uso de proteção adequada. Quando o vírus HPV (Papillomavirus) se instala permanentemente no colo do útero, pode causar lesões pré-cancerosas e, em alguns casos, câncer. 

Esta evolução é lenta porque pode levar entre 10 e 15 anos para ser diagnosticado como câncer. Há alguns sinais que não devem ser negligenciados para tratar a doença o mais rápido possível. 

Os sintomas são semelhantes para todas as mulheres e incluem principalmente: 

Sangramento vaginal durante ou após a relação sexual

Dor na zona abdominal

Dor durante a relação sexual 

Mais períodos menstruais do que o habitual

Sangramentos durante a menopausa 

Problemas urinários

Se tiver algum destes sintomas, não hesite em marcar uma consulta com o seu médico e fazer os exames necessários. Saiba mais sobre os sintomas do câncer do colo do útero, no vídeo acima!

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

(Fonte: Tua saúde /Imagem: Getty) 

Blandine Sallé
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações