5 consequências que podem ocorrer após parar de tomar anticoncepcionais

5 consequências que podem ocorrer após parar de tomar anticoncepcionais

Por várias razões, você pode querer parar de usar contraceptivos. Veja no vídeo acima algumas das coisas que podem acontecer ao seu corpo depois que você decidir parar de usá-los. 

1. Engravidar  

Ao contrário do que podemos acreditar, nosso corpo elimina rapidamente os hormônios para evitar que fiquemos grávidas. Assim, ao parar a pílula, a relação sexual (mesmo sem penetração) pode levar à gravidez. 

2. Pêlos

Isto pode acarretar em um aumento no crescimento de pêlos em certas áreas do seu corpo (axilas, pernas, área pubiana, etc...). Parar a pílula pode ter um efeito sobre a densidade do cabelo e pode até causar uma ligeira perda de cabelo. Se este sintoma persistir 6 meses depois, consulte o seu médico. 

3. Dor menstrual 

Algumas mulheres decidem usar contracepção para reduzir a intensidade dos sintomas durante o fluxo menstrual (cólicas, dor de cabeça, etc...). No entanto, quando a contracepção é interrompida, você pode ter os mesmos problemas que antes. 

4. Libido 

A libido pode aumentar em mulheres depois de parar a pílula, pois os níveis hormonais flutuantes afetam o desejo da mulher em ter relações sexuais. No entanto, depende das mulheres, algumas podem ficar estressadas com o pensamento de ficar grávida e, portanto, retardar este aumento da libido. 

5. A mudança de peso 

Novamente, depende de cada mulher, algumas perderão peso e outras ganharão. Os métodos contraceptivos são responsáveis pela retenção de água, o que provoca uma sensação de perda de peso quando parado. No entanto, o nosso apetite pode aumentar devido à ansiedade ou ao nosso humor instável. Assim, haverá ganho de peso com o corte de contraceptivos. 

Obviamente, cada mulher reagirá de forma diferente cortando contraceptivos e pode não ter todos estes sintomas. De qualquer forma, agora você já sabe as contingências! Por isso, pense antes de parar ou mesmo começar a usar contraceptivos. 

Leia também
Jovem acorda com o corpo coberto de hematomas e médicos dão diagnóstico assustador

(Fonte: Santé magazine) 

Blandine Sallé
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações