4 sinais de que você está prestes a ter uma crise de estresse séria

4 sinais de que você está prestes a ter uma crise de estresse séria

Antes de sucumbir à um verdadeiro colapso nervoso, o nosso corpo dá dicas de que há algo errado. Aprenda a identificá-las para não chegar a um nível extremo (e perigoso) de estresse.

Horas extras no trabalho, cobranças na vida pessoal, falta de tempo para fazer o que se gosta... A vida parece estar cada vez mais difícil e cabe a nós estarmos atentos ao nosso corpo para conseguir perceber os sinais de que o limite está próximo.

Antes de chegar a ter um colapso nervoso, o nosso organismo dá pistas do que está para acontecer. Se você sente com certa frequência algum dos sintomas abaixo, procure já o seu médico!

1 – Problemas no sono

Cansaço extremo de manhã e falta de sono à noite? Esta pode ser a indicação de que há algo errado com a sua saúde. É muito comum que o padrão do sono seja revertido por conta do estresse crônico. Isso porque as nossas glândulas suprarrenais ficam superestimuladas devido aos nervos – deixando os níveis de cortisol desequilibrados. 

2 – Coração acelerado

Dificuldade para respirar, taquicardia ou aquela sensação de angústia - a tensão faz com que nossos músculos, cérebro, vasos sanguíneos e até o sistema digestivo fiquem em estado de alerta. O corpo entende que vai enfrentar uma emergência, por isso, libera hormônios para aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca como forma de proteção. No longo prazo, isso acaba se tornando um perigo.

3 – Desconfortos no estômago

Sentir frequentemente queimação no estômago pode ser uma indicação de estresse crônico. Condições adversas estimulam bactérias ruins a criarem um microbioma prejudicial aos nossos órgãos, causando inflamações. Outros sintomas comuns para são problemas na digestão e acne. 

4 – Momentos de “branco”

Leia também
O que acontece no seu estômago quando você come macarrão instantâneo?

A mente cansada é uma das queixas mais comuns de quem está sob forte estresse. Dificuldades de concentração, de lembrar determinado acontecimento ou informação revelam que o seu corpo pode ter entrado em estado de ansiedade. Automaticamente, ele diminui seus esforços para funções que não são consideradas básicas para a sobrevivência imediata.

No vídeo, assista algumas dicas de especialistas para amenizar esses sintomas que costumam anteceder crises de estresse mais sérias. Cuidar do corpo e da mente é fundamental para ter uma vida feliz!

(Fonte: Fastcompany /Imagem: Getty) 

Gouvea Aline
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações