4 remédios extremamente perigosos para os rins
4 remédios extremamente perigosos para os rins
4 remédios extremamente perigosos para os rins
Leia mais

4 remédios extremamente perigosos para os rins

Tomamos muitos medicamentos para ficar melhor, mas você deve saber que alguns deles podem causar danos nos rins e causar insuficiência.

Anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) Entre esses há ibuprofeno, aceclofenaco e naproxeno, que podem causar insuficiência renal funcional e podem ser tóxicos, especialmente se a pessoa se hidrata pouco. Isto é especialmente verdadeiro para os idosos, porque eles tendem a ter menos sede e sua massa muscular é mais fraca. Então, suas funções renais são superestimadas.

Então, a automedicação deve ser evitada, pois esses medicamentos causam 7% dos casos de insuficiência renal aguda.

Diuréticos

Às vezes, os diuréticos são indispensáveis ​​e são usados ​​para perda de peso, mas podem ser muito perigosos. De fato, eliminam a água e o sal, mas diminuem perigosamente o nível de potássio no sangue. Tudo isso poderia causar lesões que levam à insuficiência renal crônica.

Antibióticos e antivirais

Cuidados devem ser tomados com medicamentos aminoglicosídeos usados ​​para tratar infecções graves do trato urinário, que podem ter efeitos colaterais. Eles são administrados principalmente por via intravenosa no ambiente hospitalar, o que limita os riscos. Na verdade, os médicos estão cientes dos efeitos colaterais dessas drogas.

Os medicamentos quimioterápicos

Alguns medicamentos para tratar o câncer podem ter efeitos prejudiciais para os rins, especialmente derivados de platina, metotrexato e gemcitabina. Também neste caso, os riscos estão sob controle pelos médicos, que podem remediar esses efeitos negativos, hidratando o paciente.

Preste atenção

Infelizmente, a insuficiência renal é frequente e afeta particularmente pessoas que sofrem de diabetes ou têm mais de 65 anos de idade. A dieta também afeta, especialmente a dieta rica em proteínas. Portanto, devemos prestar atenção aos medicamentos que tomamos e verificar se a composição é controlada.

Saiba mais no vídeo!

Escrito por André Lourenço

Sem Internet
Verifique suas configurações