Natal: decoração, árvore, presentes... todas as origens dessa festa

Natal: decoração, árvore, presentes... todas as origens dessa festa

Os cristãos festejam o natal todos os anos na intimidade familiar. OhMyMag traz as origens dessa época forte, para você descobrir as bases secretas dessa festa.

Datas do natal

O natal é festejado na noite de 24 para 25 de dezembro e continua durante todo o dia 25.

Origem do natal

O natal é o nascimento de Jesus, filho de Deus, celebrado pelos cristãos. A palavra natal vem do latim natalis dies, que significa "dia de nascimento".

Mas, em sua origem, o natal é uma festa pagã que celebra o nascimento de Mitra, o Deus-Sol. Na época, a criação desse evento veio como encerramento das festas do solstício de inverno. Chamadas de Saturnália, elas celebravam o renascimento do sol, quando os dias começavam a se alongar novamente. Vale destacar que o imperador romano que oficializou o culto à Mitra data de pelo menos 1500 anos antes de Jesus de Nazaré.

A primeira festa cristã de natal foi mencionada em Roma em 336. Algumas décadas depois, o cristianismo se tornou a única religião permitida no Império Romano, e a cristianização progressiva desse natal pagão fez com que suas origens caíssem no esquecimento.

Tradições do natal

Atualmente, o natal é bastante secular, a ponto de se tornar uma festa popular. Repleta de folclore antigo e inovação contemporânea, a tradição do natal é dar presentes e expressar sua solidariedade com os menos favorecidos.

Leia também
Conheça a verdadeira aparência de Jesus, segundo os historiadores

Ele começa na véspera, normalmente em família nas casas decoradas. A árvore de natal e outras decorações luminosas também estão presentes nas casas e nas ruas.

Como festa civil, o espaço público se enche de mercados de natal, animações e espetáculos, cujo objetivo é espalhar a magia do natal. No Brasil, a ceia tradicional de natal tem que ter o peru e as rabanadas. Sempre com muita bebida para receber os convidados e celebrar com uma ceia calorosa.

A missa do galo faz parte do folclore e é uma das cerimônias religiosas mais animadas do ano. Entre os contos voltados para as crianças, o do Papai Noel é o mais conhecido. Inspirado em São Nicolau, que distribuía presentes para as crianças boas no dia 6 de dezembro em vários países da Europa, o Papai Noel virou o personagem central da noite para as crianças e, é claro, um excelente suporte comercial durante o período das festas.

• Mariane Meloni
Sem Internet
Verifique suas configurações