Anunciação: data e significado dessa festa religiosa

Anunciação: data e significado dessa festa religiosa

A Anunciação é uma festa que simboliza para os cristãos o anúncio da maternidade divina à Maria, pelo arcanjo Gabriel. Com esse artigo de OhMyMag, você vai conhecer a origem, o significado e as tradições desse dia festivo.

Data da Anunciação

9 meses antes do Natal. Cai no dia 25 de março para os católicos, 6 de abril para os coptas e armênios, e 7 de abril para os ortodoxos.

Origem da Anunciação

A Anunciação celebra o anúncio de Deus da maternidade divina à Maria, por intermédio do arcanjo Gabriel. Segundo o Evangelho, o arcanjo Gabriel entrou na casa da jovem Maria, prometida a José, em uma cidade da Galileia chamada Nazaré.

O arcanjo se apresentou a ela com essas famosas palavras: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo." Surpresa, Maria não compreendeu o que Gabriel veio anunciar e, no momento em que ele anunciou a gravidez, Maria não entendeu como isso poderia acontecer, já que era virgem. Foi então que Gabriel explicou que o Espírito Santo desceria sobre ela e a fecundaria.

O dia da Anunciação só foi acrescentado ao calendário cristão bem depois e coincide com o equinócio de outono no hemisfério sul. Além disso, na tradição católica, outros eventos também ocorrem nessa mesma data: o primeiro dia da criação do mundo, a queda de Adão e Eva, o sacrifício de Isaac, a morte de Cristo na cruz e ainda o Julgamento Final.

Tradições da Anunciação

Esse evento bíblico é celebrado por católicos e ortodoxos. Mas as datas mudam por causa dos calendários diferentes (juliano e gregoriano, respectivamente) empregados pelas duas tradições.

Em memória desse episódio da Bíblia, as igrejas do mundo todo recitam a "Ave Maria" durante a missa do dia. A tradição teológica destaca que essa oração inclui o nome de Eva ao contrário, o que traz um sentido bem mais místico à Anunciação.

Leia também
Conheça a verdadeira aparência de Jesus, segundo os historiadores

Ela toma a forma de uma mensagem de alegria e liberdade, confirmada pelo texto original escrito em grego onde a saudação de Gabriel é "XAIPE", que significa "Alegra-te". A Anunciação prefigura a próxima vinda do Cristo.

Esse evento bíblico tem uma importância especial em alguns países, como Grécia e Líbano, que fizeram desse dia uma festa nacional.

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações