Psoríase: causas, sintomas e tratamento

Psoríase: causas, sintomas e tratamento

Você tem psoríase e está em busca de soluções reais para aliviar suas dores? OhMyMag traz um guia completo sobre a doença para tentar entendê-la e viver melhor seu dia a dia.

Causas do aparecimento da psoríase

Doença dermatológica caracterizada por surtos inflamatórios, com placas vermelhas muitas vezes dolorosas, a psoríase pode virar um verdadeiro pesadelo no dia a dia das pessoas que sofrem desse problema. Atingindo normalmente o corpo, o couro cabeludo e as unhas, fica difícil encarar a rotina, já que as placas aparecem sem aviso e nunca desaparecem de verdade.

Atingindo quase 5 milhões de pessoas no Brasil, a psoríase é uma enfermidade que não tem tratamento curativo, embora existam diversas soluções para aliviar os sintomas.

Ainda que já seja conhecida há um bom tempo pelos médicos e dermatologistas, o aparecimento da psoríase continua sendo um mistério. Embora uma infecção por streptococo possa explicar o desenvolvimento da psoríase, ela normalmente é consequência de um choque psicológico, o que explica a dificuldade para encontrar um tratamento capaz de curar os pacientes.

Sintomas da psoríase

Diferente de qualquer outra doença cutânea, a psoríase é caracterizada pelo aparecimento das famosas "placas psoriáticas": uma placa oval ou arredondada, bem delimitada, vermelha, com escamas prateadas significativas no centro.

Essa descamação da pele é o primeiro sinal da psoríase. Ela nem sempre vem acompanhada de coceira, mas pode rapidamente se tornar debilitante no dia a dia pelo aspecto psicológico, quando o paciente sente o impacto estético. É sempre bom lembrar que a psoríase não é contagiosa.

Tratamento da psoríase

O primeiro tratamento dos sintomas da psoríase consiste na aplicação de um anti-inflamatório local rico em corticoides: a cortisona ainda é uma das melhores formas de aliviar as dores da inflamação, ainda que seu uso seja bem controverso. Junto com um tratamento (loção, sabonete...) à base de ácido salicílico, ajuda a dissolver a camada cutânea atingida pela psoríase.

Leia também
Ele vai na academia 5 vezes por semana, e não é para se admirar na frente do espelho

Para aliviar as dores, só existem tratamentos medicamentosos: uma exposição considerável ao sol, uma cura termal ou ainda cremes à base de alcatrão ou com reforço em vitamina D podem ser um alívio real e uma alternativa para os pacientes.

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações