Ilha de plástico já tem três vezes o tamanho do 3º maior país europeu

Ilha de plástico já tem três vezes o tamanho do 3º maior país europeu

No meio do caminho entre o Havaí e o litoral californiano, flutua o chamado “Great Pacific Garbage Patch”. Esse “Grande Depósito de Lixo” é uma área que reúne um imenso aglomerado de dejetos plásticos de todo tipo (embalagens, garrafas, partículas e outros fios de pesca abandonados), extremamente letais para a fauna e a flora marítima.

De acordo com um estudo recente, essa ilha de lixo flutuante é ainda maior do que os cientistas imaginavam. Ela mede 1,6 milhão de quilômetros quadrados (com 80.000 toneladas de dejetos), o equivalente a três vezes o tamanho da França. Foi o que anunciou a The Ocean Cleanup no twitter, no último dia 22 de março de 2018. A fundação revelou “a análise mais completa já realizada nessa área”, baseada na coleta de 1,2 milhão de amostras e de sobrevoos aéreos. Outro número que impressiona e preocupa: esse lixão em crescimento “exponencial” já tem 1.800 bilhão de pedaços de plástico, alguns datando dos anos 1970.

Tecnologia contra poluição

Desde sua criação em 2013 pelo ecologista holandês e estudante de engenharia aeronáutica de 23 anos Boyan Slat, a fundação The Ocean Cleanup desenvolve tecnologias avançadas para livrar os oceanos dos dejetos que os poluem, e trabalha em um sistema de barreira flutuantes capazes de limpar as águas do Pacífico de detritos plásticos com mais de um centímetro (ele espera retirar 50% em 5 anos).

Uma tarefa ousada, principalmente se considerarmos que existem outras 4 áreas similares no restante dos oceanos...
Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações