Você tem bolinhas vermelhas na pele? Não se preocupe, finalmente descobrimos de onde elas vêm

Você tem bolinhas vermelhas na pele? Não se preocupe, finalmente descobrimos de onde elas vêm

A pele fica coberta de bolinhas vermelhas, e pode ficar áspera também. Você não sabe por que tem isso? Não se preocupe, não é nada grave!

As bolinhas vermelhas na pele não são tão graves quanto se pode imaginar. Trata-se simplesmente de queratose pilar, problema que muitas pessoas enfrentam no dia a dia.

O que é a queratose pilar?

Essa doença de pele (que não é uma doença na verdade) consiste em uma produção excessiva de queratina. Como o corpo não sabe muito bem o que fazer, isso acaba aumentando os poros da pele e deixando um aspecto áspero. Acontece com mais frequência em mulheres jovens de pele clara. Também pode ocorrer no inverno, por causa do frio e do atrito com as roupas. A queratose pilar sempre é simétrica, portanto se uma perna é atingida, a outra também será... Mas ela não tem nada de contagioso, e ter queratose pilar não significa que você sofre de algo mais grave! É mais uma questão de família...

Leia também
Raspar o rosto para ficar com a pele macia: a nova moda que pode custar caro

Como acabar com a queratose pilar?

Infelizmente não é possível eliminar completamente a queratose pilar. Normalmente é o corpo que se encarrega: com o envelhecimento a queratose é perdida, ou pelo menos diminui. Mas se você se incomoda, existem métodos simples para diminuir o problema. Você pode esfoliar regularmente as áreas ásperas, e depois aplicar um hidratante corporal com ácido salicílico. Isso vai diminuir o aspecto áspero e deixar sua pele mais macia.

Como você pode ver, não é nada fatal!

• Bruna Moura
Leia mais