Você sabe qual é o único pássaro do mundo que bate as asas ao contrário?

Você sabe qual é o único pássaro do mundo que bate as asas ao contrário?

Não é nenhuma novidade: o beija-flor provavelmente é o pássaro mais fascinante do nosso planeta azul. Seu voo é tão rápido que os cientistas só conseguiram observá-lo e entendê-lo recentemente. Mas você sabia que ele é o único pássaro do mundo que consegue bater as asas... ao contrário? Vamos explicar tudinho!

O beija-flor é o pássaro dos superlativos. Minúsculo, essa pequena ave que se alimenta do néctar das flores voa tão rápido que só recentemente os cientistas conseguiram destrinchar seu voo. Podemos acrescentar ainda que alguns beija-flores são tão minúsculos que dificilmente pesam mais do que... dois gramas!

Um voo cheio de segredos

Mas, graças às novas tecnologias, pesquisadores da Universidade do Estado da Carolina do Sul (nos Estados Unidos) conseguiram filmar o movimento das asas do beija-flor, uma verdadeira proeza técnica.

Esses pesquisadores usaram uma técnica de imagens com raios-x associada a um sistema sofisticado de câmeras de altíssima velocidade, que consegue captar mil imagens por segundo! E os resultados obtidos com essa tecnologia foram... excepcionais!

Voo em marcha ré

Foi assim que eles descobriram que o beija-flor é capaz de movimentar as asas de cima para baixo, como qualquer pássaro, mas que ele também pode realizar movimentos contrários, isto é, de baixo para cima, junto com uma leve rotação.

Uma técnica de voo que aproxima o passarinho de outra classe animal: os insetos. Por que o beija-flor usa essa técnica de voo tão dispendiosa em energia? Simplesmente porque, ao impulsionar o ar diante dele, o beija-flor é capaz de voar para trás e de ficar parado no ar, super prático para coletar seu alimento.

Leia também
Ela reclamava de dor, o namorado retirou algo incrível de sua cabeça

Esse voo parado no ar é especialmente fascinante de se ver: as asas do beija-flor viram mais de 90° em um sentido antes de inverter o movimento para trás. Esse gestual simétrico dá uma sustentação absolutamente ideal.

O beija-flor é um verdadeiro rei dos ares que pode bater as asas até cem vezes por segundo, o que o permite voar a uma velocidade média de 56km/h. Mas ele é capaz de atingir até... 100km/h!

Pedro Souza
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações