Um turista russo preso com um orangotango em sua mala

Um turista russo preso com um orangotango em sua mala

Descoberta terrível para funcionários da alfândega no aeroporto de Denpasar, na Indonésia. Durante uma verificação de rotina, eles descobriram na mala de um turista russo... um orangotango. O mamífero havia sido drogado.

Horror

Tudo começou no dia 23 de março. Naquele dia, guardas da alfândega do aeroporto de Denpasar, na Indonésia, foram verificar o turista russo Andrei Zhestkov, de 27 anos.

Preso pelos guardas antes de embarcar em seu avião com destino à Rússia, os oficiais abriram sua mala e descobriram com horror dentro dela... um orangotango macho de dois anos de idade.

Colocado em uma cesta de vime, o animal foi drogado para dormir durante toda a viagem. Ao lado dele estavam outros animais estritamente protegidos, como 5 lagartos e 2 gecos.

Caça ilegal

O chefe da Agência de Conservação de Bali, I Ketut Catur Marbawa, disse à página AFP:

"Achamos que o orangotango tomou antialérgicos que o fizeram dormir, encontramos essas pílulas dentro da bolsa." O russo parecia ter se preparado, como se estivesse carregando um bebê".

Leia também
A incrível reação de um orangotango diante de uma grávida

De fato, cobertores e leite em pó foram encontrados em suas coisas.

Pena

O turista incorre em até 5 anos de prisão e multa de 7.000 dólares pelo tráfico de animais protegidos. Para as autoridades, o homem explicou que o orangotango, que ele esperava fazer de animal de estimação na Rússia, havia sido oferecido por um amigo russo que tinha comprado o mamífero por 3000 dólares em um mercado de rua na ilha de Java.

Mas será que precisamos relembrar? Todas as espécies de orangotangos estão listadas como Criticamente em Perigo na Lista Vermelha da IUCN. Haveria pouco mais de 100 mil indivíduos no mundo, e todos poderiam desaparecer nos próximos cinco anos devido ao desmatamento para plantar palmeiras de óleo.

• André Lourenço
Leia mais
Sem Internet
Verifique suas configurações