5 maneiras de tratar as olheiras em casa

5 maneiras de tratar as olheiras em casa

Os tratamentos caseiros contra olheiras não fazem milagres, mas ajudam a reduzir os sintomas. Conheça cinco deles.

As viciadas em corretivos para olhos concordam: as olheiras são um tormento para muitas mulheres. Essas marcas incômodas podem possuir diversas origens, o que torna o tratamento difícil, mas não impossível.

As olheiras são círculos escuros que aparecem ao redor dos olhos. A pele ganha um tom mais escuro quando o tecido está muito fino. Não há uma única causa para o surgimento das olheiras, já que variam de tipo. As de pigmentação marrom podem ter origem genética, já que algumas etnias possuem pré-disposição para seu aparecimento, provocado por excesso de melanina ao redor dos olhos. Elas também podem aparecer por coceira na área e exposição prolongada ao sol. As olheiras arroxeadas ou de coloração mais azulada surgem usualmente por conta de dilatação nos vasos sanguíneos que irrigam a região, que acabam ficando mais aparentes. Elas atingem principalmente pessoas de pele muito clara, portadores de doenças alérgicas como rinite e sinusite e também vítimas de noites mal dormidas. Outros fatores, como idade, estresse, fumo, consumo de álcool, cansaço e até o formato do rosto, podem influenciar no aparecimento de círculos escuros, flacidez, rugas e bolsas debaixo dos olhos.

Leia também
Aprenda a fazer uma solução caseira para combater as olheiras

As causas e manifestações são múltiplas.É difícil garantir uma prevenção 100% segura devido à complexidade dos casos, mas há maneiras de atenuar o mal. Oh!MyMag ensina, em alguns passos, como tratar as olheiras em casa.

1 - Compressa com rodelas de pepino

Liberte a estrela de Hollywood que há em você neste tratamento caseiro para olheiras! Coloque as rodelas de pepino das famosas sobre os olhos durante 15 minutos. Segundo especialistas, o pepino possui flavonoides, um composto com função antioxidante e anti-inflamatória. Eles tonificam a pele e ajudam a reduzir a flacidez ao redor dos olhos.

2 - Óleo de coco

Uma massagem suave na área embaixo dos olhos com uma colher de sopa de óleo de coco durante 20 minutos pode fazer maravilhas para o aspecto da pele. Queridinho da geração fitness, o óleo de coco é também rico em oxidantes e um excelente hidratante.

3 - Compressa de chá gelado

Camomila é uma das ervas aliadas no combate às olheiras. Fazer compressas em sachês gelados com camomila ajuda na circulação sanguínea da área. Assim como o pepino, a camomila também tem flavonóides que favorecem a drenagem e a redução do inchaço nos olhos. Chá verde, arnica e bardana também podem ajudar nessa missão.

4 - Máscara de argila

Segundo especialistas, a máscara de argila possui efeitos semelhantes à drenagem linfática. Quando a máscara seca, contribui para a circulação de sangue, o que pode clarear e desinchar as manchas ao redor dos olhos.

5 - Compressas de água fria

A água, por si só, ajuda a dilatar os vasos e, por isso, compressas de água gelada também facilitam a redução do aspecto escuro das olheiras.

 

• Bruna Moura
Leia mais