Substituto de refeição: porque não se deve abusar

Substituto de refeição: porque não se deve abusar

Você quer emagrecer com facilidade e acredita que os substitutos de refeição são a solução? OhMyMag te explica porque não se deve abusar.

Vantagens dos substitutos de refeição

Os substitutos de refeição foram criados, originalmente, para pessoas hospitalizadas que não estavam em condições de comer normalmente. São, na verdade, misturas hiperproteicas, que também trazem uma sensação de saciedade. A indústria agroalimentar apoderou-se desses substitutos de refeição para ajudar quem está tentando perder peso.

A grande vantagem dos substitutos de refeição é a praticidade: em formato sólido (barras) ou líquido (pó para dissolver) ou ainda intermediário (cremes de sobremesa), eles podem ser levados a qualquer lugar. Seu teor em vitaminas e minerais é garantido pelos fabricantes. De acordo com as marcas e suas variedades, eles apresentam de 150 a 300 calorias por ingestão, com um aporte de carboidratos e gorduras nulo ou bem reduzido.

Como consumir os substitutos de refeição?

A maioria das marcas de substitutos de refeição apresenta as condições indicadas para consumo. Eles não devem ser o único modo de alimentação, o que pode levar a carências alimentares graves. Eles devem ser combinados com refeições "normais", para alcançar um aporte calórico variando entre 1200 e 1500 calorias por dia.

Eles geralmente substituem, em uma dieta de emagrecimento, duas refeições por dia - sendo completados com outros alimentos. Quando o peso desejado é atingido, as marcas aconselham a continuar consumindo um substituto de refeição por dia para se manter assim.

Efeitos colaterais dos substitutos de refeição

Os efeitos colaterais dos substitutos de refeição são importantes e não devem ser negligenciados se você quer emagrecer com eles. Por causa de seu teor em fibras normalmente insuficiente, eles podem levar a uma constipação ou perturbação do trânsito intestinal. Eles não fornecem os nutrientes que encontramos em frutas e legumes: se você não compensar essa ausência consumindo frutas e legumes durante a dieta à base de substitutos de refeição, você corre o risco de sofrer de carências alimentares.

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Por fim, o efeito colateral mais grave é psicológico: como são açucarados, os substitutos de refeição provocam uma necessidade de açúcar que pode exigir uma compensação... e desandar sua dieta se você não resistir!

Outro problema dos substitutos de refeição: a ausência de refeições "verdadeiras" leva a uma frustração, uma sensação de não ter comido - ainda mais se você comeu seu substituto de refeição no cantinho do escritório, sozinho, enquanto seus colegas foram ao restaurante...

Pedro Souza
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