Maçã: valor nutricional e calórico para 100g

Maçã: valor nutricional e calórico para 100g

Você quer saber qual é o valor nutricional das maçãs e se elas são boas para a saúde? Com OhMyMag, a maçã não terá mais segredos para você!

Calorias da maçã

Diversos estudos relacionados ao consumo regular da maçã demonstraram grandes benefícios para a saúde. As fibras da maçã (pectina) ajudam a limitar a reabsorção do colesterol pelo intestino delgado, levando a uma queda do colesterol ruim.

Também já foi observado um impacto favorável na perda de peso. Fruta rica em antioxidantes, a maçã contribui para prevenir o risco de doenças cardiovasculares e tem uma incidência positiva no sistema imunológico e nas funções respiratórias.

Alimento saudável por excelência, a maçã é, além disso, pouco calórica. Ela tem cerca de 54 calorias em 100g, uma média de 80 calorias por maçã. Consumida regularmente, ela regulariza o trânsito intestinal com sua riqueza em fibras. A maçã também dá uma sensação de saciedade, o que faz dela um ótimo aliado na dieta de emagrecimento.

Seu alto teor de água garante um aporte hídrico interessante, especialmente para atletas e crianças.

Ficha nutricional da maçã

Teor médio em gramas para 100g de fruta* (uma maçã pesa, em média, 150g):

Água: 84,4

Proteínas: 0,4

Carboidratos: 11,6

Lipídeos: 0,1

Açúcares: 11

Fibras alimentares: 1,6

Teor dos principais micronutrientes em miligramas para 100g de fruta*:

Cálcio: 3,59

Magnésio: 3,76

Fósforo: 8,61

Potássio: 154

Sódio: 3,69

Vitamina C: 4

A maçã contém ainda um pouco de vitamina E (0,27mg) e vitaminas B1, B2, B3, B6 e B9.

A maçã recebe, em média, 30 tratamentos químicos antes da colheita. Opte pela orgânica se você quiser comer a casca, que tem muitas fibras e vitaminas.

Existe uma variedade enorme de maçãs. Confira alguns dos tipos encontrados no Brasil, com sabores inigualáveis:

- Fuji: Tem casca rajada com faixas vermelhas e fundo verde; sua polpa é firme, crocante, suculenta e bem doce, perdendo em acidez apenas para a maçã verde; é excelente para se comer crua.

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- Gala: Tem casca rajada com faixas vermelhas e fundo amarelado; sua polpa é firme, doce e ligeiramente ácida; é saborosa para se comer crua, mas fica gostosa quando assada.

- Granny Smith: Conhecida como maçã verde; tem polpa crocante e um alto grau de acidez; é deliciosa tanto crua quanto cozida.

- Red Delicious: Conhecida como Argentina; é bastante vermelha, grande e brilhante; é a mais doce e não tem muita acidez; sua polpa é "farinhenta" e pouco crocante; fica melhor assada que crua.

*Tabela Ciqual 2016 publicada pela Agência nacional de vigilância sanitária dos alimentos, do meio ambiente e do trabalho (Anses) da França.

Pedro Souza
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