Dieta mediterrânea: cardápios e receitas fáceis

Dieta mediterrânea: cardápios e receitas fáceis

Elogiada pelos médicos, ao contrário de inúmeras outras dietas, a dieta mediterrânea é cheia de benefícios. Oh My Mag traz cardápios e receitas fáceis de pôr em prática.

Descrição da dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea faz referência, na verdade, aos modos de alimentação tradicionais das ilhas gregas de Creta e Corfu. Ela também é conhecida, por esse motivo, como dieta cretense. Ela se baseia em uma certa sobriedade em relação às porções e em uma imensa variedade quanto aos alimentos, tudo combinado com uma atividade física diária.

Apesar de um alto teor de gordura – principalmente por causa do azeite, das nozes e de certos peixes -, essa dieta parece evitar doenças cardiovasculares e aumentar a expectativa de vida. A dieta mediterrânea privilegia cereais integrais, frutas e legumes, alho, cebolas, especiarias, condimentos e azeite.

Todos os dias deve-se comer leguminosas, nozes, iogurtes, queijo e também beber uma quantidade razoável de vinho. É indicado comer peixe várias vezes por semana. Ovos, aves, sobremesas doces e carne vermelha são pouco consumidos na dieta cretense.

Exemplo de cardápio diário de uma dieta mediterrânea

Leia também
Aprenda a escolher o salmão mais saudável

Um dia de dieta cretense pode se resumir da seguinte forma: no café da manhã, um iogurte de leite de cabra e mel, frutas frescas, algumas nozes descascadas, pão integral. No almoço, saladas temperadas com azeite, um tabule de lentilhas com legumes, frutas cozidas de sobremesa.

Para o jantar, saladas para suprir as vitaminas, sardinhas grelhadas, berinjelas gratinadas com parmesão, pão integral e uma taça de vinho tinto.

Uma receita da dieta mediterrânea

Para fazer a receita de tabule de lentilhas com legumes, você vai precisar de 250g de lentilhas verdes, 3 tomates, 1 pimentão, 1 pepino, mostarda, vinagre de vinho, azeite, sal, pimenta e salsinha. Lave as lentilhas e cozinhe-as em uma panela com água fervente sem sal por cerca de 25-30 minutos.

Escorra as lentilhas depois do cozimento e deixe esfriar. Lave e corte em cubinho os tomates, o pimentão e o pepino. Misture com as lentilhas e salpique a salsinha. Tempere, Em um tigela, misture em partes iguais a mostarda, o vinagre e o azeite. Incorpore o molho nas lentilhas, misture bem e sirva imediatamente.

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações