Cintura: conselhos de medição e cintura ideal
Cintura: conselhos de medição e cintura ideal

Cintura: conselhos de medição e cintura ideal

Você quer ficar com aquela cinturinha ideal? OhMyMag te dá alguns conselhos de medição sobre a cintura ideal.

Conselhos para medir sua cintura

Medir sua cintura pode ser importante para escolher roupas adequadas, mas também pode ser um indicativo de sobrepeso. Para medir sua cintura, basta pegar uma fita métrica e levantar sua blusa.

Sua cintura é a região mais estreita do torso, entre o quadril e a caixa torácica. Dê a volta na cintura com a fita métrica passando na direção do umbigo, mantendo-se de pé em posição ereta. Depois é só ler a fita. Se você está fazendo dieta de emagrecimento, pode medir a cintura todo mês, para verificar a evolução.

Sua cintura ideal

A cintura ideal é a sua, aquela que te deixa mais confortável. Mas, uma medida de cintura muito grande (mais de 90 centímetros para mulheres e 100 centímetros para homens) costuma ser um indicativo de sobrepeso, o que pode ter consequências perigosas para a saúde. Na verdade, quanto maior for a medida da cintura, mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares.

Um outro jeito de verificar se sua cintura está grande consiste em calcular a relação entre a cintura e o quadril. Para isso, divida o primeiro número encontrado (cintura) pelo segundo (quadril). A relação não deve ultrapassar 0,8 para mulheres e 1 para homens.

Dicas para conseguir sua cintura ideal

Para ter uma cintura mais fina, é legal seguir algumas recomendações. Para começar, a alimentação deve ser saudável e equilibrada. Para isso, consuma muitas frutas e legumes, limite os açúcares refinados e os grãos saturados ao máximo e evite pratos prontos. Além disso, é  ou super importante se hidratar bem, bebendo pelo menos 2 litros de água por dia. Infusões ou limonadas também ajudam na hidratação. Por fim, faça exercícios físicos regularmente.

O sedentarismo é o primeiro fator para o aparecimento de gorduras. Você pode fazer diferentes exercícios de musculação em casa, ou praticar algum esporte ao ar livre. Os esportes especialmente benéficos para trabalhar os músculos da barriga são natação, musculação, corrida ou caminhada.

Escrito por Pedro Souza
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