Chá verde: como consumir chá verde para emagrecer?

Chá verde: como consumir chá verde para emagrecer?

O chá verde é um companheiro de escolha para seu bem-estar e para emagrecer. Com OhMyMag você vai aprender tudo sobre o chá verde e suas inúmeras propriedades.

Vantagens do chá verde

A Camellia sinensis é uma árvore de folhas perenes originária da China, da mesma família da camélia. No estado selvagem, algumas variedades podem chegar a 30 metros de altura. As árvores são podadas para facilitar a colheita das folhas mais altas, beneficiadas com mais luz solar. É a partir das folhas da Camellia sinensis que se faz o chá.

O chá é estimulante e diurético, benéfico contra o colesterol ruim. As principais propriedades antioxidantes do chá verde vêm dos flavonoides e, mais especificamente da EGCG (epigalocatequina galato), que pertence à família das catequinas. As catequinas também têm um papel protetor do DNA. O consumo de chá verde está associado a uma redução de infartos e uma diminuição dos riscos de alguns tipos de câncer.

O chá verde contribui para o emagrecimento graças a suas propriedades diurética, além de ter um efeito emagrecedor devido a seu alto teor em catequinas e cafeína (também chamada de teína). Além disso o chá verde estimula o metabolismo, o que aumenta o gasto energético! Ele é, portanto, um aliado perfeito para sua dieta de emagrecimento, complementando uma alimentação equilibrada.

Como consumir o chá verde

Existem centenas de variedades de chá verde, principalmente na China, que é o principal produtor. Ainda assim, é o chá verde japonês que é o mais concentrado em catequinas e, portanto, o recomendado por seu efeito no peso e também na saúde em geral, por causa de sua alta concentração em catequinas.

O chá verde japonês não é fermentado, ao contrário do chá verde chinês, o que o permite preservar bastante as propriedades da planta. Sencha, Bancha, Kabusecha, Tamaryokucha, Tencha (do qual o Matcha faz parte) e Gyokuro são algumas das variedades do chá verde japonês. O chá Matcha tem fama de ser mais concentrado em catequinas.

Para maximizar a extração das catequinas no chá verde, o recomendado é infundi-lo a 90°C. Quanto mais tempo o chá infundir, mais rico ele será em catequinas. Mas também aumenta o risco de ficar amargo, por causa dos taninos que são liberados. Você deve dosar de acordo com seu gosto.

Leia também
Olheiras: um sachê de chá é o truque mágico para se livrar delas

Efeitos colaterais do chá verde

O chá dificulta a absorção de ferro, principalmente se for rico em taninos. Além disso, é aconselhável beber o chá longe das refeições ou logo depois da infusão.

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações