Calorias do ovo: valor por 100g e ficha nutricional

Calorias do ovo: valor por 100g e ficha nutricional

Você quer saber tudo sobre as qualidades nutricionais do ovo? OhMyMag te revela todos os segredos desse alimento.

Número de calorias do ovo

O ovo de galinha contém aproximadamente 145 calorias por 100g. Sua composição inclui cerca de 12g de proteínas, 1g de carboidratos e 10g de lipídeos. A gema do ovo é a parte mais calórica: tem aproximadamente 125 por 100g, enquanto a clara tem apenas 20 calorias. A gema do ovo é rica em ácidos graxos saturados e em colesterol. Um ovo pesa cerca de 50g, o que equivale a mais ou menos 70 calorias.

Ficha nutricional do ovo

O ovo é um alimento interessante pelo aporte nutricional, já que é rico em minerais, proteínas e vitaminas. Mas, como contém muito colesterol, não é um alimento indicado para todas as dietas alimentares. O ovo pode substituir a carne para os vegetarianos. As proteínas encontradas no ovo incluem os nove aminoácidos necessários para um bom funcionamento do organismo.

Além disso, a vitamina B12 está presente na composição do ovo e é essencial para o sistema nervoso. Mas o ovo também é uma fonte de vitaminas A, B2, B5, B9, D e E. Esse alimento também é rico em minerais. Contém uma quantidade generosa de selênio, que ajuda a prevenir a formação de radicais livres no corpo. O fósforo também é um elemento interessante presente no ovo, pois ajuda a manter a saúde dos ossos e dentes.

O zinco é outro mineral que faz parte da composição do ovo. Ele contribui para o funcionamento do sistema imunológico, mas também tem um importante papel no pâncreas.

Cuidado com as possíveis alergias alimentares provocadas pelo consumo de ovos. Para garantir ovos de qualidade em sua mesa, dê preferência aos orgânicos, ou compre diretamente do produtor. Esses produtos selecionados com cuidado têm qualidade nutricional mais interessante, pois as galinhas que os produzem são criadas em melhores condições e normalmente recebem alimentação de qualidade.

Leia também
O que acontece quando um ovo fica 1 ano no refrigerante?

Existem outros tipos de ovos, como o ovo de codorna. Ele também é bem interessante do ponto de vista nutricional e tem pouco colesterol, o que faz dele uma ótima opção em uma dieta anticolesterol.

Enfim, o ovo de codorna tem diversos benefícios para a saúde. Pode ser interessante substituir de vez em quando os ovos de galinha pelos de codorna para variar sua alimentação.

Pedro Souza
Sem Internet
Verifique suas configurações