Calorias do abacate: valor para 100g e ficha nutricional
Calorias do abacate: valor para 100g e ficha nutricional

Calorias do abacate: valor para 100g e ficha nutricional

Você anda se perguntando quais são os benefícios do abacate? OhMyMag te revela as qualidades nutricionais dessa fruta.

Número de calorias do abacate

O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore originária do México. O abacate contém 165 calorias em cada 100g. Ele é composto por 15g de lipídeos, 9g de carboidratos e 2g de proteínas. Um abacate inteiro pesa cerca de 200g, o que corresponde a 330 calorias.

Essa fruta é, portanto, particularmente calórica, pois contém muitos lipídeos. Mas, isso não elimina suas numerosas qualidades nutricionais, e não basta para te fazer engordar.

Ficha nutricional do abacate

Rico em vitaminas B6, B9 e E, ele também contém magnésio, ferro, zinco e fósforo. O abacate também é composto por fibras, o que favorece uma boa digestão dos alimentos. Além disso, seus ácidos graxos insaturados são muito bons para o funcionamento do coração. O consumo dessa fruta ajuda a reduzir a sensação de saciedade graças ao ácido oleico presente.

Ao contrário da crença popular, é recomendado sim comer abacate em uma dieta de emagrecimento. Além disso, ele tem benefícios para a visão, pois contém luteína. E também tem benefícios nutritivos e hidratantes. Seu óleo é altamente indicado para tratamentos de peles secas e muito secas.

Normalmente se come o abacate cru ou em saladas. Em forma de guacamole também fica delicioso. Para isso, é preciso amassar com um garfo ou no liquidificador, acrescentar uma cebola cortada bem fininha, um pouquinho de limão e algumas pitadas de cominho, páprica e sal.

Essa fruta também combina com queijos e ervas frescas, como hortelã e coentro. Basta colocar um pouquinho de limão no abacate para evitar sua oxidação e manter sua cor verde. Existem diversas variedades de abacate. O mais conhecido no mundo é o abacate Fuerte, com a casca granulada.

Outras variedades são mais difíceis de se encontrar, como o abacate Zutano, com a casca verde bem brilhante, e o Fucca, com a casca lisa e roxa. Quando ele está maduro, fica macio e a cor é mais escura. Para amadurecer um abacate, basta deixá-lo em temperatura ambiente por alguns dias.

Para consumir frutas de qualidade, é possível comprá-las diretamente dos produtores e escolher preferencialmente as orgânicas.

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Sem Internet
Verifique suas configurações