Calorias diárias: quantas devemos ingerir em média?

Calorias diárias: quantas devemos ingerir em média?

"Calorias reduzidas" aqui, "menos calorias" ali: a ordem para limitar nossos aportes calóricos está por todo lado, mas como saber quantas calorias devemos ingerir em média? OhMyMag traz todas as informações essenciais sobre esse assunto.

Quais são as necessidades calóricas médias?

As necessidades calóricas variam de acordo com biotipo, sexo, idade, mas também conforme as circunstâncias e estilo de vida. Dessa forma, um homem entre 20 e 60 anos deve consumir em média 2100 calorias por dia se não praticar atividade física. Se ele fizer mais de 30 minutos de exercício por dia, ele precisará de 2500 calorias e, se fizer mais de uma hora, 3000 calorias.

Essas variações são proporcionais para uma mulher na mesma faixa etária: uma mulher de biotipo médio precisa de 1800 calorias por dia se não praticar atividade física, 2000 calorias para 30 minutos de exercício diário e 2400 calorias para mais de uma hora de exercício intenso. Durante a gestação, os aportes calóricos não devem ser superiores a 2200 calorias.

Entretanto, o termo "calorias" não está correto: trata-se de uma abreviação para quilocalorias (1 quilocaloria = 1000 calorias). É em quilocalorias (kcal) que a indústria agroalimentar indica os aportes energéticos dos alimentos e das bebidas nas embalagens.

Como limitar seu aporte calórico diário para emagrecer?

Conhecendo suas necessidades calóricas médias de acordo com sua atividade, pode parecer fácil emagrecer ao diminuir as calorias ingeridas por dia, apenas reduzindo as porções dos alimentos diários! Bom, isso não é só perigoso, pois pode provocar carências e cansaço, mas também não é eficaz, já que o corpo tem memória interna.

Em caso de privação, assim que você retomar uma alimentação "normal", seu corpo tem a tendência de fazer reservas para se preparar para novos períodos de escassez. É o famoso efeito sanfona. Para evitar isso, existem truques simples para limitar seu aporte calórico diário sem passar fome.

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Para começar, corte todas as bebidas açucaradas, até mesmo as reduzidas em açúcar: as bebidas açucaradas são ricas em calorias e as com adoçante te dão vontade de ingerir açúcar, provocando um círculo vicioso de compensação.

Para compensar, beba bastante água, chá verde e infusões, que estimulam a eliminação de toxinas e ajudam a limitar a fome. Outra dica: consuma muitas proteínas "magras" (peixes, carnes brancas), que te satisfazem por um bom tempo e de maneira eficaz. Por fim, pratique exercícios. Você queimará as calorias que ingerir, sem se privar!

Pedro Souza
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