Calorias da batata: valor para 100g e ficha nutricional
Calorias da batata: valor para 100g e ficha nutricional

Calorias da batata: valor para 100g e ficha nutricional

Escrito por Pedro Souza
Última modificação

Você fica se perguntando sobre as propriedades nutricionais da batata? OhMyMag te revela algumas de suas características.

Número de calorias da batata

Uma batata pesa entre 80 e 300g. Existem diferentes tipos de batata, com variações na cor da polpa entre amarelo e roxo. Esse legume só é consumido cozido, mas pode ser preparado de diversas maneiras.

Quando é cozida no vapor, a batata tem apenas 80 calorias para cada 100g. Esse valor varia conforme o modo de cozimento: batatas fritas obviamente têm mais calorias, já que são feitas no óleo. Dessa forma, o valor nutricional das batatas fritas é de aproximadamente 400 calorias para cada 100g.

Ficha nutricional da batata

A batata é uma planta herbácea composta por talos e folhas, que pode chegar a até um metro de altura. São os tubérculos da planta que podem ser comidos e que chamamos de batata. Esses legumes normalmente são plantados depois do inverno, e colhidos na primavera ou verão, dependendo da região e da variedade.

Para escolher uma bela batata, ela não deve ter nenhum traço de germinação, nenhum ponto preto ou verde. É importante armazená-la ao abrigo da luz, em temperatura fresca e em local seco.

Esse legume é bem rico em carboidratos, o que lhe dá qualidades nutricionais de um feculante. Além disso, ela contém potássio em boa quantidade, e um pouco de magnésio e de fósforo. Rica em fibras, ela favorece o trânsito intestinal e a sensação de saciedade. Como também tem vitamina C, age como antioxidante e ajuda o corpo a absorver melhor o ferro.

Existem diversas maneiras de cozinhar uma batata. O ideal é cozinhar o legume com casca, no vapor, por uns 20-25 minutos. O descasque antes do cozimento tira uma parte das vitaminas e dos minerais que ela contém. A batata também pode ser cozida na água. Pode também ser preparada em purê, salteada, no forno, frita ou em omeletes.

Ela combina muito bem com queijo, peixes ou associada a outros legumes, como cenouras ou ervilhas. O ideal é consumir batatas orgânicas para preservar todas as qualidades nutricionais e evitar a ingestão de produtos químicos.


En plus
Sem Internet
Verifique suas configurações