Cálculo de calorias: quantas calorias podemos ingerir por dia para emagrecer?

Cálculo de calorias: quantas calorias podemos ingerir por dia para emagrecer?

Você não sabe mais como comer para perder peso? OhMyMag te revela as recomendações oficiais.

Método de cálculo de calorias

Para perder os quilos a mais, afinar a silhueta ou simplesmente cuidar da forma, todas temos a tendência de buscar informações sobre o valor calórico de cada alimento e de decifrar as fichas nutricionais.

Para calcular com facilidade as calorias acumuladas durante o dia, existem diversos sites e aplicativos que oferecem ferramentas intuitivas. Eles normalmente só pedem o tipo de alimento consumido e a quantidade.

Ainda assim, o cálculo pode ser feito à mão com somas simples se sua alimentação é majoritariamente industrializada (o valor calórico dos alimentos é mencionado nas fichas nutricionais antes da unidade "kcal") ou se você usar uma "tabela de calorias" de apoio, que tem os principais produtos, transformados ou não.

Contar calorias para emagrecer

Em uma abordagem de perda de peso, contar o número de calorias acumuladas em uma refeição e no dia a dia pode ser uma solução eficaz para manter o rumo. Calcular o valor calórico dos alimentos ingeridos no café da manhã ajuda, por exemplo, a saber o número de calorias que você ainda pode absorver e repartir corretamente nas refeições restantes.

Do mesmo jeito, somar as calorias do dia facilita a elaboração dos menus dos dias seguintes, já que é aconselhável reajustar bem o "número de calorias diárias" depois de um pequeno desvio.

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Mas cuidado, é possível que todos esses cálculos não culminem em uma perda de peso já que, antes de mais nada, é preciso conhecer um número que não pode ser inventado: sua necessidade calórica diária.

Recomendações nutricionais oficiais

As necessidades energéticas variam de acordo com diversos critérios, como sexo, idade e atividade física. Para uma mulher entre 20 e 40 anos de manequim médio, que se movimenta o dia todo, a antiga Agência Francesa de vigilância sanitária dos alimentos (AFSSA) recomendava 9000 quilojoules (kJ) por dia, cerca de 2151 quilocalorias (kcal). E então, deve-se comer menos para emagrecer?

Não necessariamente! Diminuir drasticamente esse aporte diário no dia seguinte sem orientação prévia de um nutricionista, nem pensar! Considerando todas as variáveis e tendo a possibilidade de equilibrar o número (específico para cada um) de calorias consumidas e gastas com um programa personalizado, o nutricionista é o melhor aliado da dieta.

Pedro Souza
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