Café da manhã na dieta: que tipo de alimentação privilegiar?

Café da manhã na dieta: que tipo de alimentação privilegiar?

Você quer começar a dieta já no café da manhã? OhMyMag traz o menu típico e sua receita deliciosa.

Descrição do café da manhã da dieta

O café da manhã é a refeição que todo mundo costuma pular, principalmente por falta de tempo. Mas esse é um grande erro, já que ele ajuda a começar bem o dia, a recarregar as baterias e a não ceder às... beliscadas.

Se você quer realmente perder peso, acorde uns vinte minutos mais cedo (ou substitua a chapinha por um coque bagunçado, a sua escolha) para preparar e degustar um bom café da manhã de dieta.

Carboidratos, lipídeos, proteínas e vitaminas são indispensáveis, mas escolher os menos modificados é o que conta. Dê adeus aos cereais achocolatados da infância! Para emagrecer, opte por cereais integrais orgânicos, oleaginosas, laticínios naturais à base de soja e frutas pouco calóricas e "queima-calorias".

Exemplo de menu de um dia

O menu do café da manhã da dieta deve respeitar as recomendações nutricionais da Anvisa e, como as outras refeições do dia, ser composto de 50 a 55% de carboidratos, 35 a 40% de lipídeos e 12 a 16% de proteínas.

Para emagrecer, junte às frutas ou legumes do café da manhã carboidratos na forma de cereais integrais: algumas fatias de pão integral, uma caneca de flocos de aveia, uma tigela de granola caseira...

Os lipídeos podem, por sua vez, estar na manteiga vegetal, nas nozes e avelãs, e as proteínas nos laticínios de soja e de amêndoas.

É claro que não esquecemos da bebida para reidratar o organismo. O ideal é um suco de limão orgânico em um copo de água fresca.

Uma receita de café da manhã da dieta

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Associada ao famoso suco de limão detox, a granola caseira é ideal para um café da manhã de dieta. Completa, a mistura também é um receita rápida para as mais apressadas, já que é possível prepará-la com antecedência.

Na véspera ou no fim de semana, leve ao forno a 150° por uns 15 minutos uma mistura de flocos de aveia integral (150g), amêndoas em flocos (uma colher de sopa), óleo de avelã (uma colher de café) e os "superalimentos" de sua escolha.

De manhã você só precisa incrementar a granola com um iogurte de soja natural sem açúcar e alguns morangos ou framboesas.

Pedro Souza
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