Alimentos ricos em ferro: lista com os melhores alimentos em caso de anemia
Alimentos ricos em ferro: lista com os melhores alimentos em caso de anemia

Alimentos ricos em ferro: lista com os melhores alimentos em caso de anemia

Em caso de anemia, é imprescindível ingerir alimentos ricos em ferro para reestabelecer o teor desse elemento no organismo. OhMyMag traz uma lista com alimentos ricos em ferro que você deve privilegiar.

Chouriço

Extremamente rico em ferro, o chouriço tem mais de 22mg de ferro para cada 100g. Ele sozinho é capaz de suprir mais de 160% do aporte diário recomendado. E isso não é nenhuma surpresa, já que o chouriço é feito com sangue de porco: o ferro é um dos principais constituintes da hemoglobina.

Tomilho e cominho

Não deixe de usar o tomilho para trazer sabor para seus pratos. Ele tem 12mg de ferro em cada 10g da erva aromática. Você prefere sabores orientais? Use cominho à vontade, ele contém 0,6mg de ferro em 1g.

Peixes e frutos do mar

Os bivalves e os mariscos são os frutos do mar mais ricos em ferro. Para cada 100g, existe cerca de 26mg e 15mg de ferro, respectivamente. Os caramujos aquáticos e as ostras também são alimentos interessantes em aporte de ferro. Por fim, o cantarrilho, os mexilhões ou ainda a anchova têm cerca de 5mg de ferro para cada 100g consumidas, por isso também são indicados para evitar carências.

Chocolate

Delicie-se sem sentir culpa com o chocolate preto. Ele tem quase 11mg de ferro para cada 100g. Um quadradinho por dia faz bem para o espírito e para o corpo.

Nozes

Você está procurando alimentos com alto teor de ferro? Opte pelas nozes. A medalha de ouro vem com pistache e pinhões e seus 7mg de ferro para cada 100g. O gergelim e as castanhas de caju não ficam longe com cerca de 5mg para cada 100g. Em seguida vem os pinhões, nozes de macadâmia, avelãs, amêndoas...

Leguminosas

O feijão-mungo, também conhecido como soja verde, é uma boa fonte de ferro não hemínico. Essa leguminosa nunca deve ser consumida sem preparo: ela sempre deve ser cozida ou fermentada antes de ser ingerida. As lentilhas secas têm 8mg de ferro para cada 100g. O grão de bico seco tem 6mg de ferro, enquanto o feijão branco tem cerca de 3mg.

Tofu

Embora o tofu seja bastante apreciado pelos vegetarianos por seu aporte proteico, ele também deve ser privilegiado por seu alto teor de ferro. Ele contém cerca de 5mg de ferro em cada 100g.

Escrito por Pedro Souza
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