Um manjar saudável para a época de natal. Em janeiro vai agradecer!

Um manjar saudável para a época de natal. Em janeiro vai agradecer!

O tradicional Natal pode definir o tom para um feriado delicioso, mas saudável.   

Sim, é verdade, o Dia de Natal pode ser saboroso e ainda ter pratos saudáveis! Experimente fazendo algumas trocas simples do tradicional para escolhas mais saudáveis ... não perderá nada. Ou seja, irá evitar o inchaço excessivo e ganho de peso!

Aperitivos: Queijo e bolachas

Queijo e bolachas não são apenas ricos em gordura e calorias, bem como difíceis de digerir por causa dos laticínios e glúten.

Substituição saudável:Paté de nozes e palitos de legumes.

É rico em gorduras ômega-3 e ômega-6 saudáveis (que consumimos muito) e um ótimo começo para qualquer jantar.

Ingredientes:

1 xícara de macadâmia crua e sem sal

2 colheres de sopa sumo de limão 

½ xícara de tomate seco, picado

¼ colher de chá. Sal marinho celta ou do Himalaia

2 colheres de sopa salsa picada (qualquer variedade)

Pimenta preta a gosto

Preparo:  

Coloque as nozes de macadâmia no processador de alimentos com o sumo de limão e misture bem.

Adicione o tomate seco e sal marinho e misture novamente. A mistura será húmida e “quebradiça”, mas não molhada.

Coloque a mistura numa tigela e misture a salsa picada.

Sirva com palitos de legumes!  

Prato principal:  Cabrito assado

Infelizmente, é rico em gordura. 

Substituição saudável: peru orgânico

O tradicional peru é bom, caso coma proteína animal, mas não exagere. Tire uma pequena porção de carne branca (não coma a pele) e, em seguida, encha o prato com os deliciosos acompanhamentos vegetais.

Acompanhamento: puré de batatas e molho

Este prato é rico em gordura, e pode aumentar o açúcar no sangue, porque as batatas são muito gordurosas.

Substituição saudável: Couve-flor assada

Couve-flor é um ótimo substituto para as batatas, e tem um delicioso sabor de nozes quando torrado.

Para assar couve-flor:

Pré-aqueça seu forno a 425 graus.

Retire de uma cabeça de couve-flor pequenas florzinhas.

Coloque as florzinhas numa única camada na assadeira.

Asse por 20 minutos. Retire do forno e vire a couve-flor.

Volte ao forno e asse por mais 20 minutos, até que as florzinhas fiquem douradas e possam ser facilmente perfuradas com um garfo.

Polvilhe com levedura nutricional para dar um gosto de queijo, se desejar.

Aqueça o óleo de coco em fogo médio em uma frigideira.

Refogue as pimentas até que elas comecem a amolecer, cerca de um minuto.

Adicione o feijão e cozinhe outro minuto.

Adicione o alho e cozinhe até perfumado - cerca de 30 segundos.

Tempere com sal e pimenta.

Seria capaz se seguir alguma destas sugestões? 

 

• Pedro Souza
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